Psiquiatra da SMCC escreve romance durante a pandemia

13 out, 2022 | Notícias

Obra será lançada na SMCC, no dia 28 de outubro

O psiquiatra Dr. Luciano Vianelli Ribeiro, associado à SMCC, deu um novo significado aos primeiros 18 meses da pandemia e escreveu seu primeiro livro, o romance “Viagens e Desejos: uma viagem ao passado no presente”. A obra, inspirada nas ricas origens da cultura italiana e no contexto conturbado de imigração para o Brasil, será lançada em Campinas, no dia 28 de outubro, às 19h, no terraço Espaço Albert Zeitoni, na sede da SMCC, onde acontecerá uma sessão de autógrafos e será servido um coquetel.

O autor lembra que levou em conta os atendimentos feitos em sua rotina diária como médico, quando vivenciou o desalento melancólico de jovens e idosos que ficaram enclausurados em suas casas, para escrever o livro. “Diante da impossibilidade de as pessoas realizarem as suas viagens concretas no espaço em movimento, eu intuí que seria possível viajar no imaginário e nos desejos que permeiam a subjetividade e a alma de cada indivíduo. E é na busca desse encontro com os nossos “demônios” que enfatizei as diversas manifestações dos nossos desejos como uma porta de salvação”, conta.

Para tanto, Dr. Vianelli revela sutilmente a necessidade de embarcar numa bela viagem de aventuras, comandada por Pacífico Valentino (Pace), o protagonista viajante e aventureiro, que se revela com a sensibilidade de um renomado escritor italiano.

Dessa forma, o autor cria um outro romance dentro do seu próprio romance, que se passa entre o final dos anos 1800 e a metade do século seguinte. Um romance apaixonante e sedutor que mistura de forma trágico-cômica os ingredientes da ficção e da realidade inspiradas nas origens ítalo-brasileiras do autor.

Durante toda a leitura, o médico nos provoca, e de forma envolvente, com pinceladas sutis sobre as questões do poder, guerras, crises sanitárias, migração dos povos, divisão de classes, diversidade de raças e de gêneros, religiosidade, mitologia, arte, formação das culturas, políticas opressoras da subjetividade que sobrevivem ao longo dos tempos, além de se aprofundar de forma irreverente na dicotomia ambivalente das paixões ardentes e do amor entre os homens.

Para aplacar as angústias ameaçadoras e os desejos sensuais que habitam o seu imaginário, Pace embarca também num processo criativo interminável para dar vazão a um determinismo psíquico embalado por muita sensualidade e erotismo. Ele se redescobre como um homem na beleza que carrega todo esse imaginário de fantasias através da sua busca incansável pelo conhecimento dos mistérios da alma feminina (ou melhor, da Mulher). Em seu percurso de intensa vida literária, dialoga com Freud e Sophia Loren. Uma sequência pulsante que permeia a tragédia humana, sonhos e o erotismo sensual que nos habita, e que se expressa com as múltiplas manifestações individuais dos diversos atores da obra, principalmente quando em confronto com o trágico ou diante da finitude da vida.

“É nesse aspecto que procuro realçar como reage ou se organiza cada indivíduo, diante da subjetividade que lhe é própria, aos desatinos que nos assolam nos tempos modernos com a sombra de mais uma Pandemia (COVID-19), que se repete como algo já conhecido ao longo dos séculos na humanidade”, diz. “A mensagem implícita nessa obra é que, diante de uma Viagem “turbulenta” pelas “tempestades” da vida, somente os desejos arraigados em nossa subjetividade nos encarrega da salvação”, antecipa o autor.

De acordo com o Dr. Vianelli, o livro também será apresentado em Fortaleza, no dia 6 de outubro, durante o XXXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que acontecerá no Centro de Eventos do Ceará.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Viagens e Desejos: uma viagem ao passado no presente”

Quando: 28 de outubro

Que hora: das 19h

Onde: Terraço Espaço Albert Zeitoni, na sede social da SMCC, que fica na Rua Delfino Cintra, 63 – Campinas.

Notícias Recentes

Share This