Projeto “Coração na Escola” vai capacitar alunos e colaboradores de escolas públicas e privadas para situações de emergência

12 ago, 2024 | Notícias

Iniciativa, que será lançada quarta-feira, deve revolucionar educação em saúde em Campinas para salvar vidas

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), o Hospital e Maternidade São Luiz Campinas (HSLC), da Rede D’Or, e a Surgical Educação lançam em Campinas, na próxima quarta-feira, dia 14, o projeto “Coração na Escola”, que visa ensinar para alunos, professores e colaboradores de escolas públicas e privadas as principais noções em suporte básico de vida (SBV), com foco na ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e desobstrução das vias aéreas (desengasgo), técnicas que podem salvar vidas.

A iniciativa conta ainda com o apoio do Programa Primeira Infância Campineira (PIC), da Prefeitura de Campinas, e do Movimento “Vai Lucas”.

O lançamento do projeto, nesta quarta-feira, ocorrerá em dois colégios: às 7h30, no Instituto Educacional Dona Carminha, no bairro Vila Lemos, e à tarde, no Instituto Educacional Imaculada, no Jardim Guanabara, a partir das 13h30. Posteriormente, a ação seguirá por outras instituições de ensino como o Centro Educacional de Assistência Social Menino Jesus de Praga.

O projeto:

Desde 2018, é obrigatória a capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação, após a criação da “Lei Lucas” (Lei nº 13.722/2018), criada após a morte do menino Lucas Begalli, de 10 anos, em 2017, por asfixia durante um passeio escolar. Recentemente, em 2022, outro incidente com a morte de um aluno por parada cardiorrespiratória durante uma aula de educação física na cidade de Campinas reacendeu a discussão sobre o tema.

O projeto “Coração na Escola” inova ao levar o foco da capacitação para os alunos, para que jovens e crianças saibam como agir e salvar vidas. “O projeto “Coração na Escola” é fruto do compromisso das entidades promotoras em promover a saúde e a mudar o futuro em nossa comunidade. Ao capacitar nossos jovens e educadores, estamos não apenas preparando-os para agir em situações de emergência, mas também criando multiplicadores de conhecimento que podem salvar vidas em suas famílias e bairros”, afirma Dr. Marcelo Amade Camargo, vice-presidente da SMCC, diretor clínico do Hospital São Luiz Campinas e um dos idealizadores do projeto.

“Estamos investindo no futuro da nossa sociedade para evitar a repetição de episódios tristes como os que ocorreram no passado. O diferencial do “Coração na Escola” é o nosso propósito de mudar a cultura. Por isso, incluir os alunos e capacitar jovens para que possam agir com eficiência e salvar vidas é o nosso grande diferencial”, destaca Luiz Guilherme Calderon, cofundador do Projeto.

Para Andréa Zamora, cocriadora da Lei Lucas e tia do menino que dá nome à lei, é muito importante este tipo de capacitação. “Primeiros-socorros são os 10 minutos de ouro, os 10 minutos que salvam vidas e que fazem a diferença entre a vida e a morte ou uma vida com sequelas.  Qualquer pessoa pode aprender e estar preparado a salvar a vida de alguém”, reforça.

A primeira etapa do projeto envolve ações intensivas em escolas públicas e privadas. Professores e alunos participarão de turmas com até 60 pessoas, divididas em blocos para uma melhor experiência de aprendizado.

Os instrutores são qualificados e certificados pela American Heart Association, contando ainda com a participação de médicos e enfermeiros da SMCC e do Hospital São Luiz Campinas. “A presença de profissionais experientes agrega valor e credibilidade ao projeto, oferecendo um aprendizado de excelência”, destaca Dr. Bruno Pereira, presidente do Grupo Surgical.

O projeto adota metodologias ativas de aprendizagem, utilizando simuladores para prática imersiva e total engajamento dos participantes. Além disso, folders informativos impressos com resumos dos tópicos abordados e informações adicionais serão distribuídos, facilitando o acesso ao conteúdo.

Capacitação:

As capacitações abordarão, de forma prática e teórica, temas como asfixia e desobstrução das vias aéreas em adultos, crianças e bebês, segurança da cena e das pessoas ao redor, acionamento do serviço de emergência, reconhecimento e tratamento da parada cardiorrespiratória (PCR), compressões torácicas em diferentes faixas etárias, uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e atendimento a desmaios e convulsões.

O “Coração na Escola” é mais do que um projeto educacional, é uma iniciativa que promete criar uma cultura de prevenção e prontidão em emergências médicas, impactando positivamente toda a comunidade de Campinas.

“Com essa parceria, a cidade de Campinas dá um passo significativo na promoção da saúde e no fortalecimento da educação em suporte básico de vida, tornando-se um exemplo para outras cidades”, concluem Dr. Marcelo e Luiz Guilherme.

Interessados em apoiar ou levar para sua escola o projeto “Coração na Escola” podem fazer contato pelo e-mail [email protected].

SERVIÇO – Lançamento do programa “Coração na Escola”

Data: quarta-feira, 14 de agosto de 2024

7h30 – Instituto Educacional Dona Carminha

(Rua Alaíde Nascimento de Lemos, 532 – Vila Lemos, Campinas).

13h30 – Instituto Educacional Imaculada

(Avenida Barão de Itapura, 1735 – Jardim Guanabara, Campinas).

Notícias Recentes