Problemas atuais e futuro da Saúde Pública são discutidos no 3º Fórum SMCC 100 anos

17 mar, 2025 | Notícias

Evento foi gravado e está disponível para acesso no YouTube da Sociedade de Medicina

O 3º Fórum SMCC 100 anos – Desafios atuais e Perspectivas na Saúde Pública em Campinas e RMC reuniu gestores e profissionais da saúde para um debate aberto e sincero sobre os principais desafios enfrentados na área. O evento, que aconteceu na noite desta quinta-feira, 14, e teve uma dura de mais de duas horas, foi aberto pelo presidente da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas , Dr. José Roberto Amade, e mediado pelo Dr. Giuliano Dimarzio, da diretoria executiva da instituição. Para aqueles que desejam assistir ao fórum na íntegra, o evento está disponível NESTE LINK.

A primeira explanação foi feita pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, que destacou a importância do financiamento e da expectativa de vida da população como questões centrais para o futuro da saúde pública. “Daqui a 5, 10, 15, 20 anos, nós vamos ter uma população idosa, uma população que precisa de atendimento de saúde e eu não sei se o setor público de saúde vai conseguir”, afirmou. O prefeito também abordou a mudança no financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde), ressaltando que “há 20 anos, 75% dos recursos para o SUS vinham do governo federal. Hoje, 75% são investimentos feitos pelo município, com recursos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do ISS (Imposto Sobre Serviço)”. Diante dessa realidade, ele falou sobre a preocupação de que a Reforma Tributária reduza a arrecadação do ISS nos municípios.

O secretário de Saúde, Lair Zambon, complementou a discussão ao afirmar que o município não tem como investir mais do que já faz. Em 2024, Campinas gastou R$ 2,15 bilhões em saúde, com um aumento significativo na disponibilidade de leitos. “A Lei Orgânica do Município estabelece que a despesa com saúde seja de, no mínimo, 17% da arrecadação municipal. Nós gastamos 27% no ano passado”, disse.

Dr. Jorge Carlos Machado Curi, diretor Técnico de Saúde da Diretoria do Departamento Regional de Saúde – DRS VII Campinas, também participou do debate, abordando a regionalização e os desafios de gestão e financiamento. Ele destacou áreas críticas como oncologia, saúde mental e doenças cardiovasculares, que demandam atenção especial.

O fórum também trouxe à tona a questão da saúde digital, com Dário Saadi mencionando a implementação de programas de telessaúde e o uso de inteligência artificial para otimizar a assistência no SUS Municipal. “O uso da tecnologia, em exames como tomografia, ressonância, é maravilhoso. Pedir exames é um ato médico que a gente respeita, mas é um volume muito grande de exames de alta complexidade e um custo imenso que os municípios não aguentarão pagar”, alertou.

Após as apresentações, o evento, que também teve a presença do vice-presidente da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo, de outros diretores da instituições e de médicos e profissionais de saúde dos setores públicos e até privados, contou com uma importante sessão de perguntas, onde os participantes puderam interagir e trocar opiniões sobre os temas discutidos. “É importante discutirmos esse tema de uma maneira tão sincera como fizemos aqui. A SMCC tem um grande compromisso de defesa do SUS. Faltou tempo para falar sobre tantos assuntos. De forma geral, com qualidade e baseados nas melhores evidências, discutimos assuntos para que o cenário de prática médica de todos os médicos e médicos tenham a melhor condição possível para uma saúde de qualidade em todos os níveis de atenção”, avalia Dimarzio.

O fórum “Desafios atuais e perspectivas na saúde pública de Campinas e RMC” integra as comemorações do centenário da SMCC, que será celebrado em 1º de dezembro.

Notícias Recentes

Nota de Posicionamento da SMCC sobre a Resolução nº 5/2025 do CFF

Nota de Posicionamento da SMCC sobre a Resolução nº 5/2025 do CFF

A DEX (Diretoria Executiva) da SMCC publicou uma nota se posicionando em relação à Resolução nº 5/2025, do CFF (Conselho Federal de Farmácia), que autoriza farmacêuticos a prescreverem medicamentos. Confira! A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas)...