Prefeito de Campinas e Rede de Saúde recebem novos residentes na SMCC

1 mar, 2019 | Notícias

Aconteceu no auditório da SMCC, na noite desta quinta-feira, 28/02, a cerimônia de recepção dos novos residentes dos Programas de Residências Médicas, Multiprofissional e Bucomaxilofacial da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.

Esteve presente o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, o Secretário de Saúde, Dr. Carmino de Souza, o representante do Conselho Regional de Medicina, Dr Hélio Zen, o Diretor da Rede Municipal, Dr. Marcos Pimenta, além dos coordenadores dos programas de Residência Médica do Mário Gatti.

Os residentes, um total de 120 profissionais, vão atuar nos Hospitais Mário Gatti e Ouro Verde. Esta foi a primeira cerimônia integrada entre os profissionais. São 99 vagas distribuídas em 15 especialidades de um processo seletivo iniciado em 2018.

O prefeito de Campinas, Jornas Donizette, comentou o termo de participação firmado com a SMCC para recepcionar e dar suporte aos novos profissionais. “A Sociedade tem uma representatividade que para nós é muito importante. Todos os municípios tem preocupação com a área da saúde. É muito bom receber novos profissionais. Essa parceria com a Sociedade ajuda no fortalecimento da rede pública municipal de saúde. Se tem uma área que demanda atualização é a médica. Reconhecidamente é uma área que tem progresso, novos conceitos; de uma forma muito rápida. E, esse trabalho de atualização da Sociedade é muito importante”.

Para o médico Diretor da Rede Municipal Mário Gatti, Dr. Marcos Pimenta, este momento é fundamental para o ingresso adequado do médico ao sistema. “Eles venceram uma etapa muito difícil e estão iniciando uma nova. Foram quase 30 candidatos por vaga para entrar na Rede. Todos estão de parabéns e a Sociedade de Medicina por acolher os novos residentes. Sou associado desde 1983. Fui diretor aqui na época de economia médica nos idos anos 2000. Sinto-me em casa e tenho orgulho de ser associado”, comentou o médico.

A Presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, também parabenizou os residentes na cerimônia de boas vindas. Falou da dificuldade de chegar à residência. E do acolhimento da Sociedade dos médicos.

“Gostaria que eles se sentissem acolhidos por nós. Aqui deve ser a extensão da residência deles. Temos diversos benefícios e queremos dar esse suporte. Um bom plano de saúde, lazer, cursos de atualização, orientação jurídica para fechar os contratos. Afinal, sabemos que o residente acaba sendo assediado para ter mão de obra barata. Toda vez que tiver um contrato para assinar, temos a disposição nosso Departamento Jurídico”.

Representando o Conselho Regional de Medicina (CRM), esteve o Dr. Hélio Zen. “Queremos aumentar a acessibilidade de comunicação do Conselho Regional com os médicos e também estabelecer uma conversa com a Sociedade dos Médicos”.

Os Residentes

A residente em pediatria, Karina Ghisi Pupo, estava entre os profissionais na cerimônia. “Acho muito interessante! Acolhe mesmo a gente por que este momento a gente está muito ansioso. É uma etapa muito importante da nossa vida. A gente luta muito por isso, estuda demais”.

Da mesma especialidade, Marina Moreira Bufalali, entende o papel da entidade como importante para os profissionais de fora. “É bom de ter este apoio aqui. A maioria dos residentes vem de fora e é bom ter este apoio na cidade. Mesmo com a correria, dá pra vir e fazer algumas atualizações”.

“Conhecia a Sociedade dos Médicos, mas sabia apenas que tinham reuniões. Não conhecia a estrutura. Teria agora que experimentar”, Pedro Rafael Alberte Bargas, residente da área cirúrgica básica.

[foogallery id=”1684″]

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This