Prefeito acata pedido da SMCC e anuncia projeto de lei que reduz ISSQN de 5% para 2% para o setor da Saúde

20 jul, 2023 | Notícias

Benefício, que segue para aprovação da Câmara, abrange empresas que estão instaladas no Centro de Campinas

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, acatou o pedido da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) e inseriu a área da saúde no projeto de lei que prevê a redução de ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) de 5% para 2% para o setor de serviços. O benefício, neste primeiro momento, é destinado para serviços instalados no Centro de Campinas e válido por 10 anos.

O projeto de lei, denominado Procentro, foi apresentado nesta quarta-feira, 19, na ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas), e agora seguirá para aprovação na Câmara de Vereadores. A área beneficiada será a mesma da Lei de Reabilitação de Edificações da Área Central, que soma 95 hectares e abrange um polígono formado pelas ruas Marechal Deodoro, Avenida Anchieta/Rua Irmã Serafina, Avenida Moraes Sales, Praça Floriano Peixoto e Rua Dr. Ricardo.

Para ter acesso ao benefício fiscal, será necessário fazer uma requisição à Prefeitura de Campinas entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2025. Novas empesas do segmento, que vierem a se instalar na área de abrangência, também serão contempladas.

A presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, acompanhou pessoalmente o anúncio e considerou o benefício uma vitória importante, já que desde 2018 a entidade tenta reverter o aumento do imposto, que saltou de 2% para 5% para a área de saúde. “Ficamos felizes que o prefeito tenha acatado a nossa sugestão. Há anos, tentamos reduzir a alíquota do ISSQN de 5% para 2% para o setor da saúde, sem êxito.  Para nós, este é o primeiro passo. E um passo muito importante, que vai beneficiar diversos consultórios, clínicas e hospitais. Mas, claro, continuaremos em negociação com a prefeitura para que o benefício seja estendido a toda a cidade”, destaca.

Entre as atividades que serão contempladas, estão serviços ligados à educação formal presencial (pré-escola, ensino fundamental, médio e superior); de saúde (biomedicina, exames laboratoriais e medicina); assistência técnica e de entretenimento

O objetivo do Procentro é manter as empresas que já estão na área central, atrair novas e estimular a expansão de outros setores na região. Também visa aumentar a oferta de comércio e serviços, diversificar as atividades econômicas da área e aumentar o número de pessoas circulando, morando e trabalhando no Centro.

“Nós acreditamos que será um incentivo importante para trazer atividade para a região central. O Centro é reconhecido pelo comércio, mas esse projeto de lei vai buscar atrair também o setor de serviços”, disse o prefeito. “O município tem que fazer um esforço mesmo que perca arrecadação. É preciso ter incentivos para estimular que as empresas venham para cá e movimentem o Centro”, completou.

 

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This