Pedline – portal de notícias sobre a saúde de crianças e adolescentes aborda novos temas importantes para essa faixa etária

29 jun, 2021 | Notícias

Dr. Rogério Fortunato de Barros

Asma no inverno, doença hepática não alcoólica, acidente vascular em crianças e perfil lipídico na infância. Esses são alguns dos novos artigos disponíveis no Portal Pedline (acesse aqui – www.pedline.org.br), que aborda temas relacionados à saúde de crianças e adolescentes. Desenvolvido em parceria com a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), o site tem como objetivo divulgar informações de qualidade e seguras para pais, mães e pessoas que tenham qualquer tipo de contato e cuidado com crianças e adolescentes.

De acordo com o idealizador do Pedline, o cirurgião pediátrico Dr. Rogério Fortunato de Barros, que faz parte do Comitê Científico de Cirurgia Pediátrica da SMCC, a ideia de criar o portal surgiu para que as pessoas leigas possam se informar melhor e, assim, evitar que algumas patologias cheguem muito tarde a um especialista. “O atraso no diagnóstico pode comprometer todo o tratamento. Por isso, é importante que os pais tenham acesso à informação. Nossos materiais visam aumentar as chances reais de cura ou de melhores resultados terapêuticos. Alguns tratamentos clínicos e cirúrgicos realizados na idade correta diminuem sequelas e aumentam a qualidade de vida dos pacientes”, explica.

De acordo com ele, hoje é muito comum as pessoas pesquisarem informações sobre doenças na internet. “O problema é que nem tudo que está na internet é confiável. Nossos materiais sempre têm o aval de um especialista. Seguimos padrões científicos internacionais e atualizados de cada especialidade médica, amparados por especialistas graduados”, destaca o cirurgião. Ele ressalta, ainda, que a consulta a informações na internet jamais substitui o atendimento presencial. “A consulta presencial e o exame físico detalhado continuam sendo a maneira mais adequada e confiável de realizar o diagnóstico precoce e o tratamento correto”, reforça.

Recentemente, o Pedline ganhou um novo time de articulistas. Entre eles, estão o Dr. Francisco Barucco Abramides, cardiologista pediátrico; o Dr. Antonio Mário Tassinari, pneumologista pediátrico; a Dra. Marina Mayumi Vendrame Takao, imunologista pediátrica; a Dra. Mayra de Souza El Beck, endocrinologista pediátrica; a Dra. Mayra Todeschini Assunção, gastroenterologista pediátrica; e a Dra. Natascha Silva Sandy, gastroenterologista pediátrica.

No site, é possível encontrar artigos e matérias divididos por idade, especialidade clínica e especialidade cirúrgica, além de urgências. Também é possível fazer buscas por temas específicos.

Médicos que quiserem contribuir com artigos podem fazer isso diretamente pelo site, na aba “Seja um editor”.

O Pedline também está nas redes sociais: Instagram: @pedlinepediatria – Facebook.com/pedlinepediatria

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...