Pedágio Amarelo do Comitê do Trauma da SMCC aborda 1,5 mil pessoas

7 maio, 2019 | Notícias

O primeiro da série de eventos da Campanha Maio Amarelo foi realizado ontem (06/05), em duas regiões de Campinas. A abordagem de motoristas e passageiros dos veículos parados em semáforos contou com orientações de prevenção a acidentes e distribuição de material da Campanha.

O grupo de estudantes de medicina da Liga do Trauma da UNICAMP com representantes do Comitê do Trauma da SMCC e SBAIT reforçaram o mote deste ano: “No trânsito, o sentido é a vida”. Com o uso da #DesacelereVivaMais.

Entre as participantes estava a aluna do 3º Ano de Medicina da UNICAMP, Marcella Cedotti. “Eu acho que as pessoas, as vezes, esquecem estas orientações básicas. Todo mundo sabe que não pode falar ao celular, andar sem capacete, mas acabam esquecendo. O Maio Amarelo serve para lembrar destas questões básicas que salvam vidas”.

A estudante comentou que ao abordar as pessoas nos semáforos, em geral, elas não querem receber o panfleto. Porém, assim que pegam e leem a mensagem recebem bem a campanha. Marcella acompanha os plantões na Universidade e comenta que, na maioria dos casos, os pacientes de trauma cometeram algum erro.

“Em muitos casos acabam em morte. Muitos sem capacete, sem equipamentos de proteção no caso dos ciclistas ou que estavam embriagados. Sempre há algum erro. Algum cuidado que deixou de tomar’, completou.

As ações aconteceram em duas regiões de Campinas e tiveram colaboração dos parceiros: Emdec, Setransp, Unimed, UNICAMP, SBAIT, Cobralt e Samu Campinas.

No centro da cidade, entre nos semafóros da Rua Delfino Cintra (próximo a SMCC), Rua Jasmim, CPFL, Av 1 (Balão entrada do mercado) e Av 2 (Balão do Mc Donald´s).

Enquanto isso, no mesmo horário, outro grupo abordou motoristas e passageiros dos veículos no campus UNICAMP, em frente ao bandejão, portaria FEA/Praça da Paz, Semáforo da Prefeitura do Campus, Saída da FCM G5 e Saída do estacionamento do hospital (HC).

Ações Maio Amarelo

Confira os eventos que terão a participação ativa do Comitê do Trauma da SMCC:

• Simulado de Múltiplas Vítimas
Organizada pela SBAIT e Cirurgia do Trauma da Unicamp em Campinas, o simulado de atendimento de múltiplas vítimas de trauma, é um evento que tem por objetivo treinar equipes de resgate que atuam em Campinas e cidades da região para uma situação real. Os alunos da Unicamp participaram simulando os feridos e como “sombras”, fornecendo todas as informações necessárias aos profissionais envolvidos nessa importante simulação. Pela magnitude deste evento costumamos, atrair a atenção de muitas pessoas, e da imprensa.

O cenário neste ano terá como horário o período noturno, situação inédita no Brasil, a pedido da coordenação do Corpo de Bombeiros e do GRAU.

Data: 14/05
Horário: 20h
Local: Viaduto Laurão
Parceiros: SMCC, SBAIT, EMDEC, Setransp, Prefeitura de Campinas, Unicamp / Disciplina de Cirurgia do Trauma, Faculdade de Enfermagem, Liga do Trauma da Unicamp, Corpo de Bombeiros, SAMU Campinas, GRAU, Guarda Municipal, Defesa Civil, Rota das Bandeiras,Terzius Informação e Formação em Saúde e Madia Autosport.

• Moto Check up
Circuito de atendimento a moto e motociclista na garagem da SMCC com revisão da motocicleta e orientação de conduta para acidentes e de uso de equipamentos de proteção. Motociclista que fizer check in ou publicar foto com #motocheckupnasmcc ganha brinde exclusivo da SMCC (Power Bank). Recebem a revisão, power bank e antena corta cerol os 100 primeiros motociclistas.

Data: 21/05
Horário: 9h às 17h
Local: Sede Social SMCC (Rua Delfino Cintra, 63 Centro – Campinas).
Parceiros: Liga do Trauma, o Instituto Terzius, Prefeitura do Campus/UNICAMP, SMCC, EMDEC, Concessionária Rodovias do Tietê e Madia Autosport.
Programação completa das ações da Campanha em Campinas AQUI

[foogallery id=”2158″]

Notícias Recentes

Share This