Ocorrido dia 1º de setembro, Dr. Matheus Marim, sem dúvida foi um nome especial que marca a especialidade de Homeopatia e a Medicina.
Dr. Matheus deixa um legado extraordinário para a homeopatia não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Nasceu em 30 de novembro de 1942. Formado na segunda turma de Medicina da Santa Casa em São Paulo, especializou-se em cirurgia geral e em 1972 assumiu o hospital São Lucas em Iporã, PR. Em 1979 mudou-se para Campinas, onde iniciou os atendimentos homeopáticos em sua clínica. Dedicou-se de corpo e alma a todos os seus pacientes, com amor, serenidade e uma ímpar capacidade de escutar aqueles que lhe procuravam.
Foi o idealizador e fundador do Departamento de Homeopatia da SMCC em 1988, assumindo a coordenação do mesmo junto de outros colegas. Esteve sempre presente neste Departamento trabalhando, incentivando e divulgando a nossa Especialidade Médica.
Dr Matheus Marim é dos principais protagonistas também da criação da AMHB – Associação Médica Homeopática Brasileira, presidindo-a de 1988 a 1990. Ao lado de outros notáveis, concebeu a Prova de Título em Homeopatia, além de empreender ações institucionais para a consolidação e reconhecimento da prática homeopática como ciência médica no País.
Professor e pesquisador clínico homeopata, além de coordenador da Biblioteca Virtual em Saúde/Homeopatia, realizou inúmeros estudos científicos.
Foi coordenador de pesquisa da AMHB e da APH – Associação Paulista de Homeopatia, assim como da Liga Médica Homeopática Internacional – Brasil.
Nós, médicos homeopatas da cidade de Campinas agradecemos muito ao Dr Matheus pelos seus ensinamentos, sua dedicação, sua parceria, sua amizade. Deixa-nos a missão de continuarmos com responsabilidade, paixão e ética seu grandioso trabalho.
Muito obrigado, Dr Matheus.