Página Inicial 9 Notícias 9 Novo Hub de Inovação da SLMandic terá apoio da SMCC

Novo Hub de Inovação da SLMandic terá apoio da SMCC

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) está entre os parceiros e apoiadores do novo Projeto “HubMandic Health Innovation” que irá reunir startups na área da saúde em um espaço de desenvolvimento dentro da Faculdade.

Na noite desta terça-feira (29/10), no auditório da Faculdade, representantes da SL Mandic, estudantes, médicos e convidados participaram do evento oficial de lançamento.

Paralelamente aconteceu a 1ª Edição do “Campinas Innovation Festival” com diversas atividades como workshops e palestras sobre inovação, saúde, empreendedorismo e desenvolvimento humano. Outras 50 Instituições estão envolvidas em um total de 150 atividades.

Coordenador do Curso de Medicina e Presidente do Conselho Gestor Mandic, Dr. Guilherme Menezes Succi, comentou que a iniciativa é necessária para integrar os anseios os alunos diante das inovações.

“Educação e saúde estão em constante transformação, então aqui a São Leopoldo Mandic congrega educação na área da saúde. Tem que participar disso, as mudanças são muitos rápidas, como foi falado hoje. Na hora que você percebe a mudança ela já foi e a gente está tentando se antecipar. Uma atitude até inocente, mas a gente precisa ser ousado”, disse.

Professor da São Leopoldo Mandic, Dr. Thiago Lavras Trapé é Coordenador do Mandic Health Innovation Hub. “Eu conversei com a diretoria da SMCC e a gente acha que o engajamento dos profissionais que são da Sociedade de Medicina pode servir para nós como tutores, especialistas, um pouco nessa linha que foi apresentada hoje com pessoas que tem know-how, que tem conhecimento, são três mil associados, tem muito a aprender e colaborar”, comentou.

A parceira também é tida como fundamental, segundo Dr. Guilherme Succi, para servir para promover inovação para todos. “É preciso estimular o aluno e promover inovação dentro da escola e não simplesmente a gente trazer inovação e inserir aqui no ambiente da Faculdade. Colocar o aluno nesse meio e deixar o aluno ser parte dessa inovação. A Sociedade de Medicina é tradicional e referência na comunidade médica aqui da região. Então, hoje a gente ter parceria com a Sociedade de Medicina é importante para dar credibilidade e a gente precisa ajudar a Sociedade a inovar junto com a gente”, falou o médico.

Nas palavras do Diretor de Comunicação e Marketing da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo, “poder participar de uma iniciativa como o Hub Mandic é uma grande oportunidade para a SMCC, que vem buscando se inovar, aliada à sua tradição e credibilidade. Uma das missões da entidade é auxiliar os médicos a se atualizarem, e essa área de inovações em saúde é algo disruptivo e que em pouco tempo estará batendo na porta dos médicos. Ser diretor da SMCC e ao mesmo tempo professor da SL Mandic num momento desses é bastante gratificante.”

O evento de lançamento contou com a presença do Gerente de Inovação aberta e Curador do Cubo Health, Dr. Thiago Júlio. Médico radiologista formado pela UNICAMP tem currículo vasto apesar da idade em projetos de inovação e tecnologia sendo hoje também gerente de Open Innovation no Grupo DASA e Diretor de Tecnologia da Sociedade Brasileira de Radiologia.

“Já é uma baita dificuldade montar o currículo médico sendo que o próprio conhecimento médico tem crescido em velocidade exponencial, então assim, quando eu me formei, meu curso tinha 10 mil, 14 mil horas e hoje talvez seja ineficiente isso. Hoje tem disciplinas que na minha época não tinha, como genética por exemplo. Então como a gente ensina essas novas disciplinas médicas e atualiza? Isso já é difícil!”, reconheceu Dr Thiago que ainda assim defende iniciativas como as promovidas em Campinas.

O médico completou o raciocínio ao dizer que tem sido procurado por jovens médicos. “O que eu percebo real é muito médico recém-formado me procurando, querendo saber como aprender essas coisas que eu faço, pois nenhum deles aprende a fazer isso na escola, mas será que é a escola que deve ensinar isso?”, provocou o palestrante.

Conheça outras atividades realizadas para o lançamento do Hub no site dá SL MANDIC


Anúncios

Notícias Recentes

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

Trabalho será realizado na Fazenda Argentina e nas áreas adjacentes O HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), o um cluster de inovação de terceira geração que será construído em Campinas e foi o tema da matéria especial da Revista MedicAção de...

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Podem participar associados ou não, a partir dos quatro anos de idade; há opções aulas individuais ou em grupo O Clube de Campo da SMCC está com inscrições abertas para as aulas de tênis. Podem participar associados ou não, mas associados possuem valores exclusivos e...

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Estão disponíveis aulas de inglês, italiano e espanhol, do básico ao avançado A SMCC prorrogou as inscrições para os cursos de idiomas do primeiro semestre de 2022 para o dia 28 de janeiro. Associados, dependentes e não associados poderão fazer cursos de inglês,...