Novo Hub de Inovação da SLMandic terá apoio da SMCC

31 out, 2019 | Notícias

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) está entre os parceiros e apoiadores do novo Projeto “HubMandic Health Innovation” que irá reunir startups na área da saúde em um espaço de desenvolvimento dentro da Faculdade.

Na noite desta terça-feira (29/10), no auditório da Faculdade, representantes da SL Mandic, estudantes, médicos e convidados participaram do evento oficial de lançamento.

Paralelamente aconteceu a 1ª Edição do “Campinas Innovation Festival” com diversas atividades como workshops e palestras sobre inovação, saúde, empreendedorismo e desenvolvimento humano. Outras 50 Instituições estão envolvidas em um total de 150 atividades.

Coordenador do Curso de Medicina e Presidente do Conselho Gestor Mandic, Dr. Guilherme Menezes Succi, comentou que a iniciativa é necessária para integrar os anseios os alunos diante das inovações.

“Educação e saúde estão em constante transformação, então aqui a São Leopoldo Mandic congrega educação na área da saúde. Tem que participar disso, as mudanças são muitos rápidas, como foi falado hoje. Na hora que você percebe a mudança ela já foi e a gente está tentando se antecipar. Uma atitude até inocente, mas a gente precisa ser ousado”, disse.

Professor da São Leopoldo Mandic, Dr. Thiago Lavras Trapé é Coordenador do Mandic Health Innovation Hub. “Eu conversei com a diretoria da SMCC e a gente acha que o engajamento dos profissionais que são da Sociedade de Medicina pode servir para nós como tutores, especialistas, um pouco nessa linha que foi apresentada hoje com pessoas que tem know-how, que tem conhecimento, são três mil associados, tem muito a aprender e colaborar”, comentou.

A parceira também é tida como fundamental, segundo Dr. Guilherme Succi, para servir para promover inovação para todos. “É preciso estimular o aluno e promover inovação dentro da escola e não simplesmente a gente trazer inovação e inserir aqui no ambiente da Faculdade. Colocar o aluno nesse meio e deixar o aluno ser parte dessa inovação. A Sociedade de Medicina é tradicional e referência na comunidade médica aqui da região. Então, hoje a gente ter parceria com a Sociedade de Medicina é importante para dar credibilidade e a gente precisa ajudar a Sociedade a inovar junto com a gente”, falou o médico.

Nas palavras do Diretor de Comunicação e Marketing da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo, “poder participar de uma iniciativa como o Hub Mandic é uma grande oportunidade para a SMCC, que vem buscando se inovar, aliada à sua tradição e credibilidade. Uma das missões da entidade é auxiliar os médicos a se atualizarem, e essa área de inovações em saúde é algo disruptivo e que em pouco tempo estará batendo na porta dos médicos. Ser diretor da SMCC e ao mesmo tempo professor da SL Mandic num momento desses é bastante gratificante.”

O evento de lançamento contou com a presença do Gerente de Inovação aberta e Curador do Cubo Health, Dr. Thiago Júlio. Médico radiologista formado pela UNICAMP tem currículo vasto apesar da idade em projetos de inovação e tecnologia sendo hoje também gerente de Open Innovation no Grupo DASA e Diretor de Tecnologia da Sociedade Brasileira de Radiologia.

“Já é uma baita dificuldade montar o currículo médico sendo que o próprio conhecimento médico tem crescido em velocidade exponencial, então assim, quando eu me formei, meu curso tinha 10 mil, 14 mil horas e hoje talvez seja ineficiente isso. Hoje tem disciplinas que na minha época não tinha, como genética por exemplo. Então como a gente ensina essas novas disciplinas médicas e atualiza? Isso já é difícil!”, reconheceu Dr Thiago que ainda assim defende iniciativas como as promovidas em Campinas.

O médico completou o raciocínio ao dizer que tem sido procurado por jovens médicos. “O que eu percebo real é muito médico recém-formado me procurando, querendo saber como aprender essas coisas que eu faço, pois nenhum deles aprende a fazer isso na escola, mas será que é a escola que deve ensinar isso?”, provocou o palestrante.

Conheça outras atividades realizadas para o lançamento do Hub no site dá SL MANDIC


Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This