Novo anfiteatro no Clube de Campo SMCC homenageia o médico Dr. Edwald Merlin Keppke

20 set, 2019 | Notícias


Foi oficialmente inaugurado o novo Anfiteatro “Dr. Edwald Merlin Keppke” no Clube de Campo da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas na última sexta (13/09).

A cerimônia contou com a presença da viúva, Dona Sandra e filhos do saudoso Dr. Merlin.

O novo anfiteatro acomoda mais de 130 convidados e permite a realização de eventos sociais ou científicos a partir de agendamento prévio.

Dr. Edwald Merlin Keppke se formou na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, fez residência em cirurgia geral e cirurgia plástica na Universidade de São Paulo (USP).

Em 1961, fixou-se em Campinas, onde colaborou na fundação da UNICAMP, onde foi professor até 1977. Ocupou diversos cargos na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ao mesmo tempo, ele colaborou com a comunidade, principalmente através do trabalho em benefício das associações médicas de Campinas: o Sindicato dos Médicos de Campinas e Região,(SMCR) e a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, (SMCC).

Uma das maiores realizações do Dr. Merlin foi a concretização da Sede de Campo da SMCC. Ele liderou o movimento para aquisição de lotes da antiga fazenda São Vicente entre colegas médicos, em 1979. Graças a sua liderança, os lotes foram vendidos em tempo recorde e a sede da fazenda foi doada à SMCC para sediar o Clube de Campo da entidade.

O Doutor Edward Merlin Keppke faleceu em 28 de Setembro de 2014.

A viúva Sandra e seus quatro filhos estiveram no Clube para a homenagem e inauguração do auditório.

“Foi uma surpresa porque já passou muito tempo que ele morreu. Acho muito bonito por ser um reconhecimento pelo legado que o Merlin deixou. Fico muito feliz! Ele era muito humano, muito honesto, muito respeitador; um homem incrível! Nem posso falar muito porque me emociono. Foi uma pessoa extraordinária”.

A homenagem entregue pelo vice-presidente da SMCC, Dr. José Roberto Amade, que contou com um discurso emocionado.

“Se não fosse por ele, nós não teríamos a sede de campo. Ele quem foi o intermediário e conhecia o proprietário. Ele soube que a fazenda seria vendida por inteiro ou dividida em lotes, como foi. Foi então que Merlin visualizou a nossa sede como já era um anseio da comunidade médica”, contou Dr. Amade que revelou já ter trabalhado com Dr. Merlin.

“Dr. Merlin, quando ele trabalhava em Campinas, mudou de um hospital para o que eu trabalhava. Era um dos poucos cirurgiões plásticos que tinha consciência da parte funcional e, principalmente em nariz, sabendo que eu fazia a parte estética, ele pediu meu empenho junto a pacientes dele, quando necessário, e operamos juntos várias vezes, além de dar palestras. Ele julgava necessário que os cirurgiões plásticos entendessem a importância da parte funcional, não em detrimento da estética, mas porque, às vezes, você pode deixar mais estético e menos funcional. Ele não via hora e chegou a me ajudar em um paciente de Leishmaniose que chegou sem nariz. Ele era assim: ímpar para a sociedade”, completou.

Na mesma noite foi inaugurado o Museu da SMCC em homenagem ao médico Dr. Antonio Francisco Bastos (confira a matéria) e houve a Vernissage da Exposição “ONDE ARTE E CIÊNCIA SE ENCONTRAM: EGAS FRANCISCO EM PALIMPSESTO MÁGICO com idealização, autoria e realização do médico Dr. Isac G. Karniol e da Psicóloga Patrícia S. L. Karniol.

Ferramenta de imagem

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This