Novembro verde: !trata-se com Homeopatia! é realizado na SMCC

22 nov, 2018 | Notícias

Em evento nesta quarta-feira (21/11), na SMCC, o Departamento de Homeopatia da Sociedade de Medicina reuniu profissionais para debater os 40 anos de história da homeopatia em Campinas. Este é um dos eventos que debaterão a aplicação no SUS, os desafios da atualidade e uma discussão dos casos clínicos da Homeopatia em Campinas. A programação faz parte do “Novembro Verde”, idealizado para orientar e informar a população sobre o assunto. As ações tem apoio da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) e a Associação Paulista de Homeopatia (APH).

A Homeopatia foi considerada uma especialidade médica desde 1980. Na SMCC, o Departamento de Homeopatia existe desde 1986. A Especialidade já entrou em todos os convênios médicos, no SUS, possui médicos nos ambulatórios de especialidades e até a USP já tem uma cadeira somente para a Homeopatia. Já no caso da UNICAMP existe uma Liga de Estudantes em que médicos voluntários dão aulas.

O Coordenador do Departamento de Homeopatia da SMCC, Dr. Rodolfo Fernandes de Oliveira, liderou o grupo reunido na Sociedade de Medicina. Há 18 anos, também esteve em um dos maiores congressos do tema realizado no país na Universidade de Campinas. “A homeopatia é uma terapia barata e que os interesses financeiros da indústria química estão contra. Então, ter uma data é uma forma da gente lembrar a história no Brasil. Gostaríamos de conseguir entrar nas Universidades para incentivar trabalhos de mestrado e doutorado para expandir”.

Além dos médicos, farmacêuticos, veterinários e dentistas também utilizam-se das terapias da especialidade vista como uma alternativa de tratamento e, as vezes até complementar para doenças difíceis de serem tratadas.

Médico Homeopata, ex-presidente da AMHB e atual coordenador da Comissão de Experimentação e Pesquisa da mesma Associação, o médico Dr. Matheus Marim, explicou a importância dos eventos programados para o mês de novembro.

“Ter eventos específicos para a Homeopatia marca presença dentro do cenário médico brasileiro. Fixa um momento de congregação dos homeopatas, de reflexão do que aconteceu no ano, a gente se reúne, se organiza e, sempre no sentido de mostrar como é o trabalho; de divulgação do trabalho homeopático”.

Um novo evento acontece no dia 29/11, a partir das 19h30, mas no Conselho Regional de Farmácia para discutir os casos clínicos com palestra do Dr. Rodolfo Fernandes de Oliveira e Ruy Madsen. O CRF-SP fica na Rua Ibsen da Costa Manso, 30, no Jardim Chapadão.

 

[foogallery id=”950″]

Notícias Recentes

Share This