Página Inicial 9 Notícias 9 Novembro verde: !trata-se com Homeopatia! é realizado na SMCC

Novembro verde: !trata-se com Homeopatia! é realizado na SMCC

Em evento nesta quarta-feira (21/11), na SMCC, o Departamento de Homeopatia da Sociedade de Medicina reuniu profissionais para debater os 40 anos de história da homeopatia em Campinas. Este é um dos eventos que debaterão a aplicação no SUS, os desafios da atualidade e uma discussão dos casos clínicos da Homeopatia em Campinas. A programação faz parte do “Novembro Verde”, idealizado para orientar e informar a população sobre o assunto. As ações tem apoio da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) e a Associação Paulista de Homeopatia (APH).

A Homeopatia foi considerada uma especialidade médica desde 1980. Na SMCC, o Departamento de Homeopatia existe desde 1986. A Especialidade já entrou em todos os convênios médicos, no SUS, possui médicos nos ambulatórios de especialidades e até a USP já tem uma cadeira somente para a Homeopatia. Já no caso da UNICAMP existe uma Liga de Estudantes em que médicos voluntários dão aulas.

O Coordenador do Departamento de Homeopatia da SMCC, Dr. Rodolfo Fernandes de Oliveira, liderou o grupo reunido na Sociedade de Medicina. Há 18 anos, também esteve em um dos maiores congressos do tema realizado no país na Universidade de Campinas. “A homeopatia é uma terapia barata e que os interesses financeiros da indústria química estão contra. Então, ter uma data é uma forma da gente lembrar a história no Brasil. Gostaríamos de conseguir entrar nas Universidades para incentivar trabalhos de mestrado e doutorado para expandir”.

Além dos médicos, farmacêuticos, veterinários e dentistas também utilizam-se das terapias da especialidade vista como uma alternativa de tratamento e, as vezes até complementar para doenças difíceis de serem tratadas.

Médico Homeopata, ex-presidente da AMHB e atual coordenador da Comissão de Experimentação e Pesquisa da mesma Associação, o médico Dr. Matheus Marim, explicou a importância dos eventos programados para o mês de novembro.

“Ter eventos específicos para a Homeopatia marca presença dentro do cenário médico brasileiro. Fixa um momento de congregação dos homeopatas, de reflexão do que aconteceu no ano, a gente se reúne, se organiza e, sempre no sentido de mostrar como é o trabalho; de divulgação do trabalho homeopático”.

Um novo evento acontece no dia 29/11, a partir das 19h30, mas no Conselho Regional de Farmácia para discutir os casos clínicos com palestra do Dr. Rodolfo Fernandes de Oliveira e Ruy Madsen. O CRF-SP fica na Rua Ibsen da Costa Manso, 30, no Jardim Chapadão.

 

[foogallery id=”950″]

Anúncios

Notícias Recentes

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Podem participar associados ou não, a partir dos quatro anos de idade; há opções aulas individuais ou em grupo O Clube de Campo da SMCC está com inscrições abertas para as aulas de tênis. Podem participar associados ou não, mas associados possuem valores exclusivos e...

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Estão disponíveis aulas de inglês, italiano e espanhol, do básico ao avançado A SMCC prorrogou as inscrições para os cursos de idiomas do primeiro semestre de 2022 para o dia 28 de janeiro. Associados, dependentes e não associados poderão fazer cursos de inglês,...