Página Inicial 9 Notícias 9 Novembro Azul – SMCC lança vídeo e faz alerta sobre o câncer de próstata

Novembro Azul – SMCC lança vídeo e faz alerta sobre o câncer de próstata

Sociedade médica quer conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce

O tumor de próstata é câncer mais frequente e comum na população masculina, com exceção dos tumores de pele. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que, em 2020, foram diagnosticados 65.840 casos no País. Em 2019, estima-se cerca de 16 mil mortes pela doença. Por se tratar de uma doença silenciosa, que tem mais chances de cura se descoberta precocemente, a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) está lançando uma campanha, com vídeo, para alertar os homens sobre a importância dos exames de rotina.

De acordo com o coordenador do Departamento Científico de Urologia da SMCC, o urologista Dr. Wagner Eduardo Matheus, todos os homens com mais de 50 anos devem realizar anualmente o exame de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), usado para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. “Se tiver história na família ou for da raça negra, deve começar a fazer esses exames mais cedo, após os 45 anos, por essas serem características de risco para o câncer de próstata”, orienta.

De acordo com ele, a doença é mais comum em homens a partir dos 50 anos de idade e pode ser facilmente detectada nesses exames. “O câncer de próstata não traz sintomas na fase inicial e, na fase adiantada, em que é mais difícil curar, pode trazer sintomas urinários e dores ósseas”, explica.

De acordo com o urologista, a cada sete minutos, é feito um diagnóstico de câncer de próstata no mundo. “A cada 45 minutos, um homem morre dessa doença. E muitos pacientes, quando nos procuram no consultório, em 20% das vezes, já chegam com um quadro mais avançado”, alerta. “O ideal é que o diagnóstico seja realizado de uma forma precoce para um tratamento adequado e curativo’, reforça. “É importante fazer o diagnóstico no momento em que o paciente não sente absolutamente nada”, comenta. Dessa forma, as chances de cura são maiores.

Segundo o urologista, o ideal é que o tratamento comece quando o tumor é localizado ou seja, sem metástases. “O tratamento do câncer de próstata avançou muito nos últimos anos e pode ser feito com cirurgia ou radioterapia. Nas suas formas mais avançadas, podemos também realizar tratamentos, mas a doença já se torna um pouco mais difícil de curar. Nesses casos, podemos fazer cirurgia, radioterapia e até um tratamento de bloqueio hormonal”, comenta.

 

Confira o vídeo produzido pela SMCC:

 

 

Anúncios

Notícias Recentes

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

Trabalho será realizado na Fazenda Argentina e nas áreas adjacentes O HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), o um cluster de inovação de terceira geração que será construído em Campinas e foi o tema da matéria especial da Revista MedicAção de...

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Podem participar associados ou não, a partir dos quatro anos de idade; há opções aulas individuais ou em grupo O Clube de Campo da SMCC está com inscrições abertas para as aulas de tênis. Podem participar associados ou não, mas associados possuem valores exclusivos e...

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Estão disponíveis aulas de inglês, italiano e espanhol, do básico ao avançado A SMCC prorrogou as inscrições para os cursos de idiomas do primeiro semestre de 2022 para o dia 28 de janeiro. Associados, dependentes e não associados poderão fazer cursos de inglês,...