NOTA DE FALECIMENTO: NEUROCIRURGIÃO DR. JOSÉ JORGE FACURE

21 set, 2018 | Notícias


Morreu nesta quinta-feira, 20/09, o neurocirurgião Dr. José Jorge Facure. 

Dr. Jorge Facure era associado vitalício da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, integrava o Conselho Fiscal da SMCC. 

Em 2015, recebeu o prêmio Paes Leme da SMCC, maior honraria da entidade, concedida a médicos que se destacaram no exercício e na projeção da Medicina em nossa região. 

Livre docente aposentado do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o médico se formou pela Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, em 1966, José Jorge Facure especializou-se em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo, em 1969. 

Dr. Facure também era titular emérito da Academia Brasileira de Neurologia, membro efetivo da Sociedade Internacional de Neurocirurgia Pediátrica e foi Diretor Técnico do Hospital Beneficência Portuguesa.

A trajetória do neurocirurgião é extensa. Na Unicamp, Dr. Facure desenvolveu e consolidou a sua carreira acadêmico-científica, defendendo em 1971, a tese de seu doutorado. Foi quando publicou a tese com o nome de “Derivação ventrículoperitoneal com válvula no tratamento da hidrocefalia infantil”. Tornou-se livre-docente em 1984, com outra tese: “Microneurocirurgia para o tratamento da hérnia discal lombar”.

No Departamento de Neurologia da FCM, ao lado do irmão Nubor, segundo registros da Unicamp, contribuiu na implantação da Residência em Neurocirurgia e na introdução do Departamento nos cursos de pós-graduação, ministrando o curso hipertensão intracraniana. Em 1976, fundou a disciplina de Neurocirurgia Infantil. Foi coordenador do Departamento no período de 1984 a 1986 e chefe da disciplina de Neurocirurgia de 1989 a 1990.

A SMCC agradece pela contribuição durante todos estes anos para a Medicina e o associativismo e oferece suas condolências para a família do Dr. Jorge Facure. 

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...