Morreu nesta quinta-feira, 20/09, o neurocirurgião Dr. José Jorge Facure.
Dr. Jorge Facure era associado vitalício da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, integrava o Conselho Fiscal da SMCC.
Em 2015, recebeu o prêmio Paes Leme da SMCC, maior honraria da entidade, concedida a médicos que se destacaram no exercício e na projeção da Medicina em nossa região.
Livre docente aposentado do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o médico se formou pela Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, em 1966, José Jorge Facure especializou-se em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo, em 1969.
Dr. Facure também era titular emérito da Academia Brasileira de Neurologia, membro efetivo da Sociedade Internacional de Neurocirurgia Pediátrica e foi Diretor Técnico do Hospital Beneficência Portuguesa.
A trajetória do neurocirurgião é extensa. Na Unicamp, Dr. Facure desenvolveu e consolidou a sua carreira acadêmico-científica, defendendo em 1971, a tese de seu doutorado. Foi quando publicou a tese com o nome de “Derivação ventrículoperitoneal com válvula no tratamento da hidrocefalia infantil”. Tornou-se livre-docente em 1984, com outra tese: “Microneurocirurgia para o tratamento da hérnia discal lombar”.
No Departamento de Neurologia da FCM, ao lado do irmão Nubor, segundo registros da Unicamp, contribuiu na implantação da Residência em Neurocirurgia e na introdução do Departamento nos cursos de pós-graduação, ministrando o curso hipertensão intracraniana. Em 1976, fundou a disciplina de Neurocirurgia Infantil. Foi coordenador do Departamento no período de 1984 a 1986 e chefe da disciplina de Neurocirurgia de 1989 a 1990.
A SMCC agradece pela contribuição durante todos estes anos para a Medicina e o associativismo e oferece suas condolências para a família do Dr. Jorge Facure.