Nota de falecimento Dr. Roberto Silveira Pinto de Moura

9 jan, 2020 | Notícias

Será sepultado aos 94 anos, nesta quinta-feira (09/01), o psicanalista Dr. Roberto Silveira Pinto de Moura. Formado pela Escola Paulista de Medicina, em 1950, foi professor das Faculdades de Psicologia e de Medicina da PUC-Campinas e UNICAMP, onde dedicou-se ao ensino da Psicanálise.

Pioneiro, foi um dos fundadores do Departamento de Psicologia Médica da Unicamp. Foi chamado pessoalmente para o cargo por Zeferino Vaz. A conversa teria acontecido na Maternidade de Campinas, onde funcionava a reitoria da então recém fundada Universidade. Esta não é a única passagem peculiar dele. Chegou uma vez a ser excluído da Escola Superior de Enfermagem “Madre Teodora”, ligada a então Universidade Católica por que falava de Freud em suas aulas. Pinto de Moura ficou conhecido por ser o único psiquiatra seguidor de Freud em Campinas naqueles tempos, deixando de lado a então psiquiátrica clássica.

Queria ser advogado, mas estudou medicina. Enveredou pelo jornalismo e tem muitas crônicas escritas. Uma vez designado para cobrir a Câmara, tornou-se amigo pessoal do então vereador Jânio Quadros, opositor ferrenho do governador Adhemar de Barros. 

Foi vencedor do Prêmio Paes Leme 2018, maior condecoração entregue pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) para homenagear personalidades médicas ou não e instituições ou programas sociais, que tenham contribuído, direta ou indiretamente para o bem-estar social ou para o exercício livre e ético da medicina em Campinas. O nome do prêmio é uma homenagem ao primeiro presidente da SMCC, o médico Francisco Betim Paes Leme, que dirigiu a entidade entre 1925 e 1926.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This