Nota de falecimento Dr. Roberto Silveira Pinto de Moura

9 jan, 2020 | Notícias

Será sepultado aos 94 anos, nesta quinta-feira (09/01), o psicanalista Dr. Roberto Silveira Pinto de Moura. Formado pela Escola Paulista de Medicina, em 1950, foi professor das Faculdades de Psicologia e de Medicina da PUC-Campinas e UNICAMP, onde dedicou-se ao ensino da Psicanálise.

Pioneiro, foi um dos fundadores do Departamento de Psicologia Médica da Unicamp. Foi chamado pessoalmente para o cargo por Zeferino Vaz. A conversa teria acontecido na Maternidade de Campinas, onde funcionava a reitoria da então recém fundada Universidade. Esta não é a única passagem peculiar dele. Chegou uma vez a ser excluído da Escola Superior de Enfermagem “Madre Teodora”, ligada a então Universidade Católica por que falava de Freud em suas aulas. Pinto de Moura ficou conhecido por ser o único psiquiatra seguidor de Freud em Campinas naqueles tempos, deixando de lado a então psiquiátrica clássica.

Queria ser advogado, mas estudou medicina. Enveredou pelo jornalismo e tem muitas crônicas escritas. Uma vez designado para cobrir a Câmara, tornou-se amigo pessoal do então vereador Jânio Quadros, opositor ferrenho do governador Adhemar de Barros. 

Foi vencedor do Prêmio Paes Leme 2018, maior condecoração entregue pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) para homenagear personalidades médicas ou não e instituições ou programas sociais, que tenham contribuído, direta ou indiretamente para o bem-estar social ou para o exercício livre e ético da medicina em Campinas. O nome do prêmio é uma homenagem ao primeiro presidente da SMCC, o médico Francisco Betim Paes Leme, que dirigiu a entidade entre 1925 e 1926.

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...