Página Inicial 9 Notícias 9 Nota de falecimento Dr. Roberto Silveira Pinto de Moura

Nota de falecimento Dr. Roberto Silveira Pinto de Moura

Será sepultado aos 94 anos, nesta quinta-feira (09/01), o psicanalista Dr. Roberto Silveira Pinto de Moura. Formado pela Escola Paulista de Medicina, em 1950, foi professor das Faculdades de Psicologia e de Medicina da PUC-Campinas e UNICAMP, onde dedicou-se ao ensino da Psicanálise.

Pioneiro, foi um dos fundadores do Departamento de Psicologia Médica da Unicamp. Foi chamado pessoalmente para o cargo por Zeferino Vaz. A conversa teria acontecido na Maternidade de Campinas, onde funcionava a reitoria da então recém fundada Universidade. Esta não é a única passagem peculiar dele. Chegou uma vez a ser excluído da Escola Superior de Enfermagem “Madre Teodora”, ligada a então Universidade Católica por que falava de Freud em suas aulas. Pinto de Moura ficou conhecido por ser o único psiquiatra seguidor de Freud em Campinas naqueles tempos, deixando de lado a então psiquiátrica clássica.

Queria ser advogado, mas estudou medicina. Enveredou pelo jornalismo e tem muitas crônicas escritas. Uma vez designado para cobrir a Câmara, tornou-se amigo pessoal do então vereador Jânio Quadros, opositor ferrenho do governador Adhemar de Barros. 

Foi vencedor do Prêmio Paes Leme 2018, maior condecoração entregue pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) para homenagear personalidades médicas ou não e instituições ou programas sociais, que tenham contribuído, direta ou indiretamente para o bem-estar social ou para o exercício livre e ético da medicina em Campinas. O nome do prêmio é uma homenagem ao primeiro presidente da SMCC, o médico Francisco Betim Paes Leme, que dirigiu a entidade entre 1925 e 1926.

Anúncios

advertisement

Notícias Recentes

SMCC lança alerta sobre monkeypox para a classe médica

SMCC lança alerta sobre monkeypox para a classe médica

Objetivo do documento é orientar os médicos, principalmente das especialidades mais relacionadas, sobre a importância do diagnóstico precoce, diante do aumento de casos no Estado de SP A SMCC lançou hoje um alerta sobre a monkeypox, popularmente conhecida como varíola...

Telhado da Casa de Campo é reformado

Telhado da Casa de Campo é reformado

Melhoria é mais uma ação da atual diretoria e tem como objetivo oferecer um espaço de qualidade para os associados O telhado da Casa de Campo passou por uma reforma e todas as telhas foram trocadas por um modelo mais moderno, no estilo sanduíche. O objetivo da obra é...

Share This