Nota de falecimento: Dr. João Plutarco Rodrigues de Lima morreu de causas naturais

28 mar, 2020 | Notícias

Anatomopatologista, o médico João Plutarco Rodrigues de Lima teve morte natural nesta sexta-feira (27/03), em Campinas. Estava com 88 anos. Plutarco deixou a esposa Rylde e as filhas, Márcia e Ryldes.

A carreira do Dr. Plutarco passou pela política e pela literatura. Foi presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) na gestão entre os anos de 1985 e 1987. Um nome importante para a estruturação da entidade e organismos sociais importantes para a época. 

Foi secretário de Saúde de Campinas no período de 1977 a 1982, no governo dos prefeitos Francisco Amaral e José Roberto Magalhães Teixeira. Tendo sido sócio do Laboratório de Análises Clínicas Franco do Amaral.

Era titular da Academia Campinense de Letras, sendo a cadeira de número 29. Escritor muito atuante e competente segundo reportagem do Correio Popular desta sexta-feira, veio a Campinas com um grupo de ilustres pernambucanos como Sílvio Romero e Enildo Pessoa; tendo escrito um livro que teve como tema principal as eleições.

O médico pernambucano atuando na UNICAMP era conhecido como um semeador de instituições como conta a Revista de Colecionador em homenagem aos 90 anos da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) que teve sua edição publicada na época do aniversário tendo como redatores: Dr. Marcelo Amade Camargo e J. A. Maranho com revisão da atual presidente Dra. Fátima Maria Ap. F. Bastos e colaboração de José Pedro Soares Martins, Paulo César Nascimento e Adriano Rosa.

O Dr. Plutarco participou da fundamentação do Instituto de Patologia de Campinas (IPC), nas dependências da Maternidade de Campinas, em 1969, e do Conselho Interinstitucional Municipal de Saúde (CIMS) de Campinas, em 1987, atualmente o Conselho Municipal de Saúde.

O CIMS atuou intensamente, juntamente com demais instituições, para a definição de políticas públicas visando à construção de um sistema de saúde de qualidade e gratuito, exatamente aproveitando o momento quando a nação, de novo democratizada, discutia ações locais por maior participação da sociedade nessas políticas.

Foi também no mandato de Plutarco, que nasceu, com a decisiva participação da SMCC, o escritório regional de Campinas do Conselho Regional de Medicina (CREMESP), abrigado, por um bom tempo, nas dependências da SMCC (Casa do Médico de Campinas).

Defendendo a classe médica de Campinas, por ocasião do falecimento do jogador árabe do Al Nasser Club, ocorrida após choque anestésico durante procedimento para uma cirurgia de remoção de osso acessório do tornozelo direito, Plutarco acompanhou, ativamente, na condição de patologista, a discussão gerada e em curso no CRM sobre ética profissional, não havendo a condenação final no processo, tendo a SMCC permanecido sempre ao lado dos associados.

Em consequência, Plutarco conduziu mudança nos estatutos da entidade, transformando a Comissão de Defesa de Classe em Comissão de Defesa Profissional, de caráter mais abrangente, semente do futuro Departamento Jurídico e da Diretoria de Defesa Profissional.

Plutarco homenageou Alfredo Gomes Júlio, pela sua ação crucial, como vereador, para a doação do terreno, pela Prefeitura, que permitiu a construção da sede própria da SMCC, batizando, com muita justeza, o auditório da entidade com o nome de “Auditório Alfredo Gomes Júlio”.

​​​​​​​Atuante na comunidade,também presidiu o Centro de Ciências, Letras e Artes (berço da SMCC), bem como foi titular da Secretaria Municipal da Cultura na gestão do prefeito Francisco Amaral.


Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This