NOSSA HISTÓRIA

7 mar, 2019 | Notícias

Um Legado para a comunidade Médica de Campinas desde 1925

Em 01 de dezembro de 1925, trinta médicos de Campinas se reuniram no salão nobre do Centro de Ciências, Letras e Artes da cidade, com a proposta de criar a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas – SMCC. A cidade já se destacava no cenário do interior paulista, e era chegado o momento de reunir a classe médica na região de forma organizada e consistente, tendo como proposta agregar os médicos da cidade e região, e o fomento dos estudos e das discussões científicas entre eles de forma consistente e contínua.

Os primeiros trabalhos foram coordenados por médicos cujos nomes são lembrados nos dias de hoje com reverência e respeito, entre os quais destacamos o Dr. Miguel de Barros Penteado, Dr. Francisco Betim Paes Leme e Dr. João Penido Burnier. No dia 1º de Dezembro de 1.925, com a eleição de sua primeira diretoria, foi oficialmente fundada a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas que, alguns meses depois, teria sua personalidade jurídica formalizada. Nos primeiros anos, a Sociedade funcionou em uma sede provisória, situada em uma das salas da Delegacia Regional de Saúde, localizada na rua Francisco Glicério. Em 1933, firmou uma parceria com o Sindicato Médico de Campinas e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas, e passaram a ser conhecidas como “Sociedades Reunidas”, sediadas à rua Barão de Jaguara durante quatro anos. Logo depois, o grupo ocupou o Palacete Sant’ana, ainda na Barão de Jaguara, seguidos de outros locais nas ruas Dr. Quirino e General Osório. O último e definitivo endereço veio em 71, com a inauguração da sede própria na rua Delfino Cintra, nº 63, no Centro da cidade, onde permanece até hoje.

Ao longo de todos esses anos, a SMCC cumpriu e superou todas as expectativas que justificaram a sua criação e existência. A sociedade viveu dois momentos distintos – o primeiro, marcado pela proposta de atualização científica e estudos para o médico que perdurou até meados de 1970, e o segundo e atual, caracterizado pelos serviços oferecidos ao associado, aumentando em muito a atuação da entidade enquanto representante e defensora dos direitos dos médicos associados em contextos diversos, intensificando a atuação e reconhecimento da classe na comunidade dessa região.

Hoje a SMCC é a entidade que atende médicos e profissionais na região de Campinas através de trabalhos voltados a formação e capacitação científica, ao estudo e discussão de assuntos pertinentes à área de Medicina e ciências afins. Além disso, a SMCC organiza e viabiliza eventos sociais para seus associados em seu momento de lazer, promovendo o networking e a união plena da classe médica de Campinas. A SMCC exerce ainda um relevante papel de mediador entre médicos e a população da cidade. Suas campanhas e iniciativas contribuem significativamente para a disseminação de uma imagem positiva do médico junto à comunidade onde atua, valorizando seu papel e importância no contexto social, e contribuindo para a aproximação e bom relacionamento do profissional com a comunidade onde atua.

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This