No Dia Mundial do Coração, SMCC dá dicas para prevenção de doenças cardiovasculares

29 set, 2022 | Notícias

Sociedade também produziu um vídeo para orientar a população sobre este tema tão importante

Hoje, 29 de setembro, é o Dia Mundial do Coração. Por este motivo, foi criada a campanha Setembro Vermelho, que é um mês dedicado à prevenção de doenças cardiovasculares. Em mais um vídeo Dicas de Saúde da SMCC, a coordenadora do Departamento Científico de Cardiologia, Dra. Carla Patrícia da Silva e Prado, explica as causas e qual a melhor forma de prevenir este tipo de doença. Confira neste LINK.

A médica explica que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade em adultos, sendo o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral, conhecido como derrame, as mais comuns. De acordo com ela, os hábitos de vida não saudáveis estão entre os principais fatores de risco para ocorrência de eventos cardiovasculares. “Presença da hipertensão arterial, que é a elevação dos níveis da pressão arterial, o diabetes, o excesso de colesterol no sangue, a obesidade, o sedentarismo, alimentação inadequada, uso de tabaco, do fumo, o excesso de bebidas alcoólicas e o estresse”, lista.

Portanto, a melhor forma de prevenir essas doenças é adotando hábitos de vida mais saudáveis:

– Praticar atividade física regulamente.

– Ter uma alimentação saudável, que inclui alimentos naturais, não processados, como as frutas, as hortaliças, os alimentos integrais e o consumo de laticínios com baixo teor de gordura. É importante, também, evitar consumir excesso de gordura saturada e bebidas alcoólicas, além de limitar o consumo de sal.

– Não fumar.

– Controlar o estresse.

– Em algumas situações, em que se fizer o diagnóstico de hipertensão arterial, diabetes ou excesso de colesterol no sangue, utilizar medicamentos, que devem ser orientados por um médico de confianç

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This