Neurocirurgião esclarece dúvidas sobre a cefaleia

17 maio, 2021 | Notícias

Prof. Dr. Donizeti Cesar Honorato

No próximo dia 19, é o Dia Nacional de Combate à Cefaleia

Na próxima quarta-feira, 19, é Dia Nacional de Combate à Cefaleia. A data tem como objetivo chamar a atenção da população sobre este problema, tão comum na população. O neurocirurgião Prof Dr Donizeti Cesar Honorato, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e membro da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) conversou com a gente sobre esta doença. Confira a entrevista:

1- O Dia Nacional de Combate à Cefaleia, lembrado em 19 de maio. Para quem não sabe, do que se trata a Cefaleia?

O Dia Nacional de Combate à Cefaleia é lembrado em 19 de maio, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), com o objetivo de chamar a atenção da população a respeito das dores de cabeça. As cefaleias são dores que ocorrem em qualquer parte da cabeça, incluindo o couro cabeludo, parte superior do pescoço, face e o interior da cabeça.

2- Existem muitas variações de cefaleia? Quais as mais comuns?

Sim, existe mais de uma centena de tipos de dores de cabeça. A cefaleia é o sintoma mais comum na medicina. As mais comuns são as cefaleias primárias, como a enxaqueca ou também chamada Migrânea, a Cefaleia Tensional e a Cefaleia em Salvas. Depois vêm as cefaleias secundárias, que são aquelas provocadas por doenças identificáveis.

3- Quais as principais causas e por que ela acontece nos pacientes?

A cefaleia mais comum e incapacitante é a enxaqueca. Ela foi classificada como o terceiro transtorno mais prevalente em todo o mundo, sendo também a terceira causa de incapacidade e ausência no trabalho de pessoas com idade abaixo dos 50 anos.

Dores de cabeça nem sempre são sintomas de uma doença, algumas causas comuns incluem: não dormir adequadamente, distúrbios da visão, uso de óculos com grau incorreto, estresse, exposição a ruídos altos ou adereços apertados na cabeça, entretanto, toda dor na cabeça deve ser investigada.

4- Qualquer pessoa, de qualquer idade, está sujeita a dores de cabeça ou existem grupos mais afetados?

Sim, qualquer pessoa em qualquer idade está sujeita a ter cefaleias. Dependendo do tipo de cafaleia, como as enxaquecas, elas ocorrem mais frequentemente nas mulheres.

5- Você acredita que o estresse ou esse momento complicado de pandemia e home office aumentam as dores de cabeça?

Sim, neste momento de pandemia, está ocorrendo um aumento significativo das Cefaleias Tensionais.

6- Quais os tratamentos mais comuns para esse tipo de doença?

Os tratamentos têm de ser direcionados por um médico. Por vezes, é necessária uma abordagem multidisciplinar com neurologista, psicólogos, fisioterapeuta e dentistas.

7- Existem dicas ou cuidados médicos que uma pessoa pode ter para evitar a cefaleia?

Sim. 1- Não fique em jejum. 2- Não exagere nos medicamentos. 3- Faça exercícios. 4- Controle o estresse e as emoções. 5- Durma bem.

8- Para quem tem episódios de enxaqueca, essa pessoa precisa procurar um médico? Ela pode estar fazendo algo no dia a dia que desencadeie essas dores?

Sim, ela deve procurar um médico, pois não necessariamente ela está fazendo algo que desencadeie, mas deixando de fazer o que pode evitar sua dor de cabeça.

9- Quais principais sintomas de quem sofre com a cefaleia?

A Enxaqueca é a causa mais frequente das dores de cabeça, e os sintomas principais são:

1) dor latejante e pulsátil, geralmente unilateral, mas pode ser dos dois lados da cabeça, de intensidade moderada ou forte;

2) Náuseas e vômitos;

3) Hipersensibilidade à luz, aos sons e a certos odores, que se mantêm de 4 a 72 horas e piora com o movimento;

4) Irritabilidade;

5) Agitação;

6) Depressão.

O diagnóstico é sempre clínico, baseando-se na história familiar e nas queixas dos pacientes. Para defini-lo, basta 3 ou 4 sintomas acima.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This