Livro sobre lesões esportivas reúne autoridades dos cinco continentes

8 mar, 2021 | Notícias


Coordenador do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC, Dr. Sérgio Rocha Piedade é o editor principal

As maiores autoridades de medicina esportiva dos cinco continentes se reuniram para discutir sobre diversas modalidades esportivas e seus mecanismos de lesão, lesões mais frequentes, diagnóstico, tomada de decisões e medidas preventivas, entre outros temas relacionados ao assunto. O resultado deste trabalho pode ser conferido nas 544 páginas do livro Specific Sports-Related Injuries, que tem o Dr. Sérgio Rocha Piedade, coordenador do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC como editor principal, ao lado de Philippe Neyret, João Espregueira-Mendes, Moises Cohen e Mark R Hutchinson.

Cada capítulo da obra, que deve ser lançada em abril, é sobre um esporte e escrito por pessoas que trabalham na área. “O capítulo de sumô, por exemplo, foi escrito no Japão”, antecipa Piedade, que também é médico e coordenador da área de Medicina Esportiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e presidente do Comitê de Medicina Esportiva da International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (Isakos).

Além do sumô, o leitor vai encontrar outras modalidades esportivas, individuais ou coletivas, como maratona, triatlo, rugby, escalada, esqui, natação, ciclismo, esgrima, tênis, beisebol, esportes de combate, futebol americano, dança, ginástica, golf, basquete, voleibol e futebol. “É um livro para médico e para amantes do esporte”, comenta o editor.

O livro conta, ainda, com três capítulos adicionais que apresentam aspectos especiais relacionados a lesões esportivas: preocupações com a saúde mental em atletas, avaliação radiológica e resultados relatados pelo paciente adaptados à medicina esportiva (PROM). A publicação também é enriquecida com 85 ilustrações em branco e preto e 142 duas coloridas.

“Publicar este segundo livro me trouxe grande satisfação pessoal e profissional pois este projeto me ofereceu, novamente, oportunidade de compartilhar, com pesquisadores médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e atletas de diferentes países, o conhecimento, aprendizado e a paixão pelos esportes”, explica Piedade, que também é editor principal do livro The Sports Medicine Physician”, que, em 2020, foi adotado como uma das referências para prova de título de especialista em medicina esportiva. 

Os capítulos seguem uma estrutura semelhante, que conta com uma breve apresentação da modalidade, análise de sua dinâmica, demandas físicas, lesões comuns relacionadas ao esporte, biomecânica das lesões, tratamento e prevenção de lesões.

Piedade ressalta que cada modalidade de esporte possui um DNA único, com demandas físicas e mentais diferentes. E, ao mesmo em que essas características transformam cada esporte em algo especial e fascinante de assistir e praticar, elas também têm suas lesões esportivas específicas, o que é classificado por ele como “dark side”.

O livro, da editora Springer, possui versão impressa e e-book e pode ser acessado: CLIQUE AQUI
Você também pode ler o prefácio CLIQUE AQUI


Notícias Recentes

Carnaval da SMCC reúne adultos e crianças no Clube de Campo

Carnaval da SMCC reúne adultos e crianças no Clube de Campo

Com músicas típicas e brincadeiras na piscina, sábado de carnaval foi cheio de diversão O "Carnaval Princesas e Heróis da SMCC", realizado no dia 10 de fevereiro, sábado de carnaval, foi uma tarde repleta de alegria e diversão. Associados e convidados de associados...

Carnaval Princesas e Heróis SMCC será no dia 10 de fevereiro

Carnaval Princesas e Heróis SMCC será no dia 10 de fevereiro

Evento é gratuito e aberto a associados e convidados acompanhados por associados A SMCC está preparando uma tarde cheia de folia para a criançada! No dia 10 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, o Clube de Campo da SMCC se transformará em um cenário alegre e divertido...

Share This