Com 10 Ligas Acadêmicas das 3 Faculdades de Campinas e sete docentes presentes no primeiro encontro, a Superliga de Clínica estreou dia 19/11 (terça-feira) com auditório cheio na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).
O tema da primeira aula foi “Correlação Anatomopatológica” com apresentação de um caso clínico real, envolvendo várias especialidades.
A coordenação da Superliga de Clínica é do Dr. Marcos Aurélio Teixeira e da Profa. Dra. Maria Aparecida Barone Teixeira, conhecida como “Dra. Cidinha”. Ambos são médicos associados da SMCC e docentes da São Leopoldo Mandic, além de já terei feito parte do corpo docente da UNICAMP e PUC Campinas, respectivamente.
Carla Rossini, Estudante de medicina da PUC, gostou da aula por ter a oportunidade de ver casos clínicos. “É uma oportunidade da gente desde o começo da faculdade ter o contato da parte prática, coisa que ainda a gente está na área básica, então tem uma visão mais geral do conteúdo que a gente só vai ver daqui uns anos”
Barbara Machado também é Estudante de medicina da PUC. “Geralmente as matérias são um pouco mais separadas, anatomia de um lado e teoria do outro…. A gente até tenta estabelecer uma relação clínica, mas nem sempre dá pra encaixar todos os assuntos. Acho que é algo extracurricular que aborde bem um tema enriquecedor”, comentou.
Vitória Moreia Dias é Estudante da São Leopoldo Mandic e falou que na sua Faculdade tem bastante oferta de palestra. “Eles dão bastante abertura, mas é legal a gente ter uma nova experiência, ainda mais que tem outras faculdades aqui. Chega a ser uma experiência diferenciada. Eu não sabia da existência da entidade (SMCC), fiquei sabendo através do meu namorado. A maioria dos lugares que tem o curso de medicina não tem uma entidade, então é sensacional esse diferencial, temos que aproveitar bastante”.
Já Joel Olivato Falizas é da UNICAMP e já havia estado em eventos da SMCC, elogia a iniciativa por reunir os estudantes. “É bem legal conhecer o pessoal, encontrar os amigos, então dá pra gente ficar comentando os temas depois. Eu acho que as aulas complementam, não só de conhecer e encontrar colegas, mas de conhecer casos… acho bem legal!”.
A professora Cidinha comemorou a estréia da Superliga de Clínica da SMCC. “Veio bastante gente, reuniu as três escolas, ex alunos, tem Mandic, PUC e Unicamp. Isso é muito bom! Animada! O que a gente está planejando é depois tratar de odontologia, cardio, infecto… então acho que a gente vai conseguir reunir todo mundo”.
Projeto Superliga
O projeto “Superligas” da SMCC é a reunião de várias ligas acadêmicas das faculdades da região, com o objetivo de oferecer conteúdo mais amplo e diferente do que se encontra normalmente na graduação das faculdades, além de integração entre os alunos.
A SMCC já conta há quase 3 anos com a Superliga de Cirurgia, que reúne atualmente 11 ligas cirúrgicas de 4 faculdades.
Segundo o Dr. Marcelo Amade Camargo, idealizador do projeto Superligas na SMCC “a ideia das Superligas nasceu na SMCC, pois é uma entidade médica neutra, que congrega todas as faculdades, hospitais, etc e traz no seu DNA a divulgação de conhecimento científico. Esperamos que outras Superligas
das grandes áreas da medicina e também das especialidades, sejam criadas pela união das ligas acadêmicas na SMCC.