Você sabe como doar leite para o Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade de Campinas? Dentro da campanha Agosto Dourado, que simboliza o incentivo à amamentação, e faz parte das ações “Herói é quem ajuda o próximo”, a SMCC está fazendo um trabalho de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. O estoque de leite atual do Banco de Leite está em pouco mais de 160 litros. No entanto, o serviço precisa de, pelo menos, 200 litros mensais para manter, com certa tranquilidade, todos os atendimentos aos bebês internados da UTI e na UCI do hospital, durante o inverno.
Nascem, por mês, em média, no Hospital Maternidade de Campinas, cerca de 750 bebês, dos quais 60% são atendidos pelos SUS (Sistema Único de Saúde). Hoje, são de cerca de 49 doadoras cadastradas.
“O aleitamento materno é a forma mais natural e segura de alimentar a criança no início da vida. No leite materno, são encontrados diversos componentes imunológicos, tornando esta prática essencial para alcançar o crescimento e o desenvolvimento infantil adequados, além de promover benefícios para a saúde física e psíquica da mãe e do bebê. A criança amamentada pela mãe apresenta menor incidência de infecções, menor tempo de hospitalização e menor ocorrência de reinternações”, explica a médica pediatra dra. Tereza Aparecida Fernandes Mathiazzi.
Como doar
Para ser doadora, é necessário que a mulher seja saudável, que esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite após a mamada. O primeiro passo é fazer contato prévio pelo telefone (19) 3306-6039 para o cadastramento, agendar a realização da coleta de sangue, receber as orientações e os materiais para a coleta e armazenamento do leite.
A realização do exame de sangue é feita no ambulatório da Av. Francisco Glicério, nº 1913 e necessária para a verificação de sorologias de Sífilis, Hepatites B e C, doença de Chagas, HTLV (Vírus Linfotrópico da Célula Humana) e HIV (Aids).
A coleta do leite será feita pelas próprias mães, em suas residências. Elas tanto podem entregar os frascos no Banco de Leite do Hospital Maternidade de Campinas ou aguardar a retirada quinzenal feita pela instituição em suas casas.
Herói é quem ajuda o próximo
Desde o início da pandemia, a SMCC está desenvolvendo uma série de ações para conscientizar e ajudar a população em geral. Entre elas, está o Dia D de Doação, que acontece em 7 de setembro, das 8h30 às 15h. Neste dia, toda a população poderá doar sangue, agasalhos, alimentos e EPI´s para a área de saúde. Embora a ação tenha um Dia D, já é possível encaminhar suas doações para os times das faculdades de medicina de Campinas e região, que fazem parte da campanha através de uma gincana do bem. Confira como você pode doar neste LINK.