Homenagem da SMCC ao médico Dr Juan M Ochoa Tejeda

23 abr, 2020 | Notícias


O cirurgião plástico Dr Juan M Ochoa Tejeda faleceu no último dia 30 de março com diagnóstico confirmado de COVID-19. Associado da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) ficou conhecido por ser muito ativo e carismático.

Nascido 06 de julho de 1957 (62 anos) em Lima, no Peru, Dr. Juan se formou em Medicina na Universidade Nacional de Rosario, na Argentina, em 1981 com apenas 24 anos. Ao retornar a Arequipa, também no Peru, se casou e nasceu o primeiro filho Rodrigo.

Em 1985 chegou a Campinas para fazer sua residência de cirurgia plástica através da SOBRAPAR, que incluía formação na Unicamp, PUCC e Alvaro Ribeiro. Em 1988, finaliza a residência e começa o processo de Mestrado na Unicamp. Ano que nasceu seu segundo filho Guilherme fruto do casamento com Cristina quem deixa viúva.

Alguns anos depois, Dr Juan se torna Mestre em Cirurgia, revalida seu diploma do Peru e recebe seu título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e seu Certificado de Especialista em Cirurgia Plástica do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sao Paulo.

Dr Juan, anos depois de ter conhecido o Dr. Roberto Ghizzi, durante sua residência, iniciaram uma parceria que se solidificou fortemente e foi muito bem sucedida, com duração de mais de duas décadas, que só terminou, infelizmente, pelo seu falecimento.

A família se expressou através de uma mensagem enviada para o Departamento de Comunicação da SMCC.           

Carta da Família à SMCC – Dr. Juan Tejeda

“Dr Juan era muito querido pelos seus pacientes, e sua reputação sempre foi muito íntegra e de alta qualidade. A família destaca com emoção sua surpresa com a multitude de mensagens que tem recebido de pacientes de mais de 10 anos de relacionamento como também pacientes mais recentes, quem compartilharam a imensa confiança que tinham em seu trabalho como também o enorme carinho que tinham por ele pelo seu jeito profissional, alegre e atencioso de ser.  

Aproveitando o tema, a família gostaria de ressaltar a ética médica que Dr Juan possuía para esclarecer o rumor gerado, até mesmo, entre muitos médicos em Campinas, e exponencializado pelo prefeito Jonas, de que ele teria se dado alta no começo, ou durante seu tratamento. Essa informação é totalmente errônea e sem sentido, já que todos da comunidade médica sabem muito bem de que para ser negar uma internação ou “dar-se alta” é necessário assinar um documento, o qual não existe. Eles ressaltam de que do princípio ao fim ele foi supervisionado pelo pneumologista da família.

E também gostaria de informar com muita tristeza a indignação que devem superar de que o teste de Covid-19, feito no dia 15 de Março, somente ficou pronto, um dia depois de seu falecimento, no dia 31 de Março.

Dr Juan era um autodidata amante da música, do tênis e desde o falecimento de seu filho Rodrigo, em 2010, da escrita de livros. Recentemente, estava desenvolvendo um roteiro de cinema com seu filho Guilherme, ator e cineasta, quem promete levar o projeto adiante, até ser realizado, como um tributo artístico final à seu pai.

A família agradece muito o apoio e a consideração da Sociedade de Medicina em todos estes anos em quais receberam de braços abertos o peruano carismático, Dr Juan Miguel Ochoa Tejeda, concedendo-lhe a oportunidade de praticar a profissão qual mais amava”.


Ferramenta de imagem

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This