Fórum SMCC 100 Anos: Rumos da Saúde na RMC

29 nov, 2024 | Notícias

Cenário e projetos futuros para a Saúde em nossa região foram apresentados por gestores das organizações convidadas

O primeiro Fórum SMCC 100 anos marcou o início das comemorações do ano do centenário da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) e proporcionou aos médicos da região um encontro histórico.

Realizado na noite de ontem (28/11), com o auditório da sede social lotado, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir ao vivo e fazer perguntas para os líderes de grandes organizações como Unimed Campinas, Rede D’Or, Hospital Care e HIDS UNICAMP (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável.

A atmosfera de união e cooperação entre os “concorrentes” foi um dos pontos altos do evento, marcado pelo compartilhamento de experiências e o diálogo aberto sobre as perspectivas para o futuro.

Em suas apresentações, os gestores destacaram os desafios e as oportunidades do setor, traçando um panorama completo do futuro da Saúde suplementar na Região Metropolitana de Campinas. Já no debate, os temas abordados foram dos mais variados, desde a remuneração médica, os planos de expansão das instituições, até a sustentabilidade financeira do setor.

Na abertura do evento, o presidente da SMCC, Dr. José Roberto Amade, destacou que a SMCC sempre foi um espaço de encontro e troca de conhecimento, e que o Fórum era mais uma prova disso. “Estamos iniciando o ano do centenário. No dia 1º de dezembro de 1925, foi fundada a nossa Sociedade. Naquela época, Campinas era uma cidade que tinha 120 mil habitantes (…) e já era uma importante estrutura de saúde. O ato mais importante para organizar e reunir a classe médica foi a Sociedade”, ressaltou Amade.

O cronograma de eventos do centenário a SMCC foi apresentado e Dr. Amade fez questão de destacar a parceria com as organizações convidadas neste ano especial.

O evento foi marcado por revelações importantes

Abrindo a noite, o Prof. Dr. Roberto Donato Jr., coordenador do HIDS UNICAMP, único convidado que não faz parte de instituições hospitalares e saúde suplementar, prendeu a atenção da plateia ao apresentar o ambicioso projeto de um distrito de inovação e sustentabilidade que inclui toda uma área voltada para inovação em saúde, estando previsto um hospital de assistência, ensino e pesquisa em Pediatria, além de um laboratório de pesquisa multiuso para a indústria farmacêutica, entre outros serviços que reforçam o protagonismo da saúde regional.

O vice-presidente da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo, idealizador do Fórum, reforçou o apoio da SMCC ao HIDS UNICAMP. “Hoje, estamos aqui, projetando o futuro. Este hub representa o futuro da saúde, e é emocionante estarmos, como sociedade médica, presentes desde o início dessa transformação e apoiando essa iniciativa”, afirmou.

Dr. Gerson Muraro Laurito, Presidente da Unimed Campinas, destacou os principais desafios da saúde suplementar para a cooperativa, como o reajuste insuficiente dos planos individuais pela ANS (Agência Nacional de Saúde) e o impacto da inflação médica. O envelhecimento da população e a dificuldade no controle de fraudes e desperdícios também são temas que, segundo ele, precisam ser enfrentados com soluções inovadoras. Como destaque, apresentou mais detalhes do projeto do NOS – Núcleo de Oncologia e Saúde que já está sendo construindo em planta flexível que pode atender outras necessidades que o mercado apontar.

Por sua vez, Dr. Fernando V. C. de Marco, Diretor Executivo da Regional Interior da Rede D’Or, falou das aquisições da Rede e abordou a ampliação do Hospital e Maternidade São Luiz Campinas, com a criação de 200 novos postos de trabalho e ativação de mais dois andares no prédio atual para o início do atendimento de pacientes da Bradesco Saúde, fruto da união com a Rede D’Or na joint-venture Atlântica D’Or, que deve estar concretizada até janeiro de 2025. Além disso, revelou o projeto de uma segunda torre no terreno anexo ao prédio atual e a vinda do ID’Or – o Instituto de Pesquisa e Ensino da Rede D’Or para Campinas.

Dr. Gabriel Redondano, Diretor Médico do Hub Campinas do Grupo Hospital Care, explicou a visão estratégica da negociação do prédio do Hospital Vera Cruz com um fundo imobiliário. Ele também falou sobre o crescimento da tecnologia e de protocolos de segurança para o atendimento hospitalar, incluindo certificações para as linhas de cuidado de Obesidade e AVC, além da estrutura para cirurgia robótica que passará a incluir um robô para cirurgias ortopédicas.

Após as apresentações, uma sessão de perguntas manteve a plateia engajada por mais de uma hora, seguida de um coquetel onde todos puderam exercitar seu networking com os participantes.

Quem esteve presente testemunhou um evento que, além de histórico, mostrou o caminho do futuro da saúde na RMC.

Novos Fóruns

Já estão previstos outros capítulos do Fórum SMCC 100 anos, sendo o próximo envolvendo as Faculdades de Medicina da Região (dia 12/12) e outros, como um sobre a Saúde Pública no início do ano.

Notícias Recentes