Fisioterapia Oncológica foi tema do Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos da SMCC

7 maio, 2019 | Notícias

O novo encontro do grupo de profissionais aconteceu no último dia 04/05 no auditório da SMCC. A palestra teve como tema “Fisioterapia Oncológica – Prática Baseada em Evidências”, com condução da Profa. Dra. Tania Tonezzer que é fisioterapeuta da Onco Movimento.

Reduzir os sintomas durante os tratamentos oncológicos é um desafio diário aos profissionais. O objetivo de dar maior qualidade de vida ao paciente pode esbarrar em vários fatores ligados as características desta área de atuação.

Em geral, os pacientes são submetidos a quimioterapia e outras terapias bastante agressivas ao organismo e, sofrem com as consequências físicas e emocionais; impactando na vida. Mesmo com as técnicas avançadas de tratamento, este ainda é um obstáculo a ser ultrapassado.

A fisioterapia tem importante papel para combater a fadiga, um dos sintomas mais angustiantes ao paciente e familiares pois interfere diretamente na sua independência. Outros sintomas também podem ser amenizados pela atuação da fisioterapia como a dor, náuseas e vômitos e dispneia. Usando técnicas habituais como o simples toque e massagens terapêuticas ou com o uso de aparelhos adequados; edemas e sintomas poderão ser controlados.

O Grupo de Estudos da SMCC acaba de realizar a II Jornada de Cuidados Paliativos. O evento com quase 300 participantes na PUC Campinas aconteceu em 30/03. O evento expandiu as participações com profissionais de várias áreas de atuação na saúde ou temas relacionados. Estiveram presentes para as palestras assistentes sociais, enfermeiras, psicólogos, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e até um Juiz de Direito.

Os próximos encontros acontecerão dias:

  • 29/06
  • 17/08
  • 19/10
  • 14/12

Notícias Recentes

Share This