Página Inicial 9 Notícias 9 Exposição da SMCC recebe curador da TV Cultura e prossegue até 22 de setembro

Exposição da SMCC recebe curador da TV Cultura e prossegue até 22 de setembro


A Exposição “ONDE ARTE E CIÊNCIA SE ENCONTRAM: Egas Francisco em PALIMPSESTO MÁGICO”, aberta ao público no novo Centro de Eventos do Clube de Campo da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) até 22/09, recebeu no último domingo (15/09) um dos nomes mais conhecidos no Brasil quando se trata de cultura e arte.

Sociólogo, formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com mestrado em Ciências Políticas na UNICAMP, Augusto Rodrigues, tem uma longa trajetória tendo sido diretor de Recursos Humanos e diretor de Comunicação da CPFL Energia.

Liderou a criação do Espaço Cultural CPFL, hoje Instituto CPFL, foi fundador e diretor de programação do “Café Filosófico CPFL”, programa semanal da TV Cultura, de 2003 a 2014. Augusto também esteve na presidência do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta da TV Cultura.

A jornada de Augusto Rodrigues está ligada a cultura, mas principalmente ao que hoje considera “fantástico”: as várias formas culturais de tratar temas do mundo contemporâneo.

Nesta exposição, o artista plástico Egas Francisco fez esboços e depois finalizou obras a partir da relação analítica com o psicanalista Isac Germano Karniol, podendo então ser considerados verdadeiros documentos psicanalíticos.

É a primeira vez que o renomado Egas se expõe desta forma. Artista consagrado, ultimamente tem se isolado no seu ateliê onde cria obras de arte. Com raras aparições em público o artista sempre diz que para ele, mesmo concluídas, as obras nunca atingiam o absoluto, que nunca é alcançado. Agora, ele se revela diferente.

Isac Karniol, psiquiatra, cientista e psicanalista há muitos anos mantém sessões com Egas. Segundo eles, depois ou antes dos diálogos, os dois vão ao seu ateliê interno. Os momentos são documentados não somente pela ´memória, geralmente falha e deformante, mas pelas sucessivas produções pictóricas’ comentou o próprio Egas.

Augusto Rodrigues fez algumas reflexões a partir do material e elogiou a iniciativa do psiquiatra e da Psicóloga Patrícia S. L. Karniol; os dois assinam a idealização, autoria e realização da exposição.

“Isso que fizeram, Isac e Patrícia, é muito interessante porque na verdade a gente já sabe há muitas décadas que a arte é o caminho mais eficiente e fácil de entender o mundo contemporâneo. Tenho trabalhado muito com isso. Lá atrás com o Café Filosófico já comentávamos de um projeto, por exemplo, de como a música popular nos ajudou a tratar o tema com competência”, comentou.

Augusto citou sua adolescência para ilustrar o pensamento a respeito do formato usado na Exposição unindo análise e artes plásticas.

“Nós aprendemos sobre o amor com o Gil, Caetano e Chico. Eu não me lembro de outra influência. Se foram meus pais ou igreja. Foi a música! A mesma coisa acontece com o teatro, com as artes plásticas. Aliás, é um tema que tenho uma preocupação. Como a música, o teatro, o cinema nos ajudou a amar. Muitos de nós temos isso”, acrescentou.

Para o sociólogo as pessoas buscam um meio para traduzir sentimentos, usando os caminhos da expressão cultural.

“O tema tratado pelo Egas é impressionante! Aliás, o quanto aprendemos sobre política com Picasso”.

De volta a Exposição conclui citando as obras criadas pelo paciente de Patrícia, intitulado de “Mateus” para preservar a identidade, que também compõem o material exposto. “Como a psicanálise pode observar este cenário? Abriu uma tenda do que está acontecendo quando o artista diz ao psicanalista que vai falar pela tela a cada sessão e depois os dois interpretam. Isso é fantástico!”, afirmou o sociólogo.

SMCC – A Casa do Médico de Campinas e região

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) é a Casa do Médico de Campinas e região. Uma entidade médica com 94 anos de existência. A entidade faz cerca de 300 eventos por ano e algumas campanhas envolvendo o tema saúde. As iniciativas também são abertas aos profissionais de saúde e professores ou profissionais relacionados com os temas discutidos.

A Exposição
“ONDE ARTE E CIÊNCIA SE ENCONTRAM: Egas Francisco em PALIMPSESTO MÁGICO”
Data: até 22 de setembro
Local: Centro de Eventos – Clube de Campo SMCC Endereço: Caminho 1, lote 19 – Condomínio Bosque de Notre Dame.
Informações: (19) 32312811
eventos@smcc.com.br

Confira matéria completa AQUI!

Ferramenta de imagem

Anúncios

Notícias Recentes