Exposição da SMCC recebe curador da TV Cultura e prossegue até 22 de setembro

20 set, 2019 | Notícias


A Exposição “ONDE ARTE E CIÊNCIA SE ENCONTRAM: Egas Francisco em PALIMPSESTO MÁGICO”, aberta ao público no novo Centro de Eventos do Clube de Campo da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) até 22/09, recebeu no último domingo (15/09) um dos nomes mais conhecidos no Brasil quando se trata de cultura e arte.

Sociólogo, formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com mestrado em Ciências Políticas na UNICAMP, Augusto Rodrigues, tem uma longa trajetória tendo sido diretor de Recursos Humanos e diretor de Comunicação da CPFL Energia.

Liderou a criação do Espaço Cultural CPFL, hoje Instituto CPFL, foi fundador e diretor de programação do “Café Filosófico CPFL”, programa semanal da TV Cultura, de 2003 a 2014. Augusto também esteve na presidência do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta da TV Cultura.

A jornada de Augusto Rodrigues está ligada a cultura, mas principalmente ao que hoje considera “fantástico”: as várias formas culturais de tratar temas do mundo contemporâneo.

Nesta exposição, o artista plástico Egas Francisco fez esboços e depois finalizou obras a partir da relação analítica com o psicanalista Isac Germano Karniol, podendo então ser considerados verdadeiros documentos psicanalíticos.

É a primeira vez que o renomado Egas se expõe desta forma. Artista consagrado, ultimamente tem se isolado no seu ateliê onde cria obras de arte. Com raras aparições em público o artista sempre diz que para ele, mesmo concluídas, as obras nunca atingiam o absoluto, que nunca é alcançado. Agora, ele se revela diferente.

Isac Karniol, psiquiatra, cientista e psicanalista há muitos anos mantém sessões com Egas. Segundo eles, depois ou antes dos diálogos, os dois vão ao seu ateliê interno. Os momentos são documentados não somente pela ´memória, geralmente falha e deformante, mas pelas sucessivas produções pictóricas’ comentou o próprio Egas.

Augusto Rodrigues fez algumas reflexões a partir do material e elogiou a iniciativa do psiquiatra e da Psicóloga Patrícia S. L. Karniol; os dois assinam a idealização, autoria e realização da exposição.

“Isso que fizeram, Isac e Patrícia, é muito interessante porque na verdade a gente já sabe há muitas décadas que a arte é o caminho mais eficiente e fácil de entender o mundo contemporâneo. Tenho trabalhado muito com isso. Lá atrás com o Café Filosófico já comentávamos de um projeto, por exemplo, de como a música popular nos ajudou a tratar o tema com competência”, comentou.

Augusto citou sua adolescência para ilustrar o pensamento a respeito do formato usado na Exposição unindo análise e artes plásticas.

“Nós aprendemos sobre o amor com o Gil, Caetano e Chico. Eu não me lembro de outra influência. Se foram meus pais ou igreja. Foi a música! A mesma coisa acontece com o teatro, com as artes plásticas. Aliás, é um tema que tenho uma preocupação. Como a música, o teatro, o cinema nos ajudou a amar. Muitos de nós temos isso”, acrescentou.

Para o sociólogo as pessoas buscam um meio para traduzir sentimentos, usando os caminhos da expressão cultural.

“O tema tratado pelo Egas é impressionante! Aliás, o quanto aprendemos sobre política com Picasso”.

De volta a Exposição conclui citando as obras criadas pelo paciente de Patrícia, intitulado de “Mateus” para preservar a identidade, que também compõem o material exposto. “Como a psicanálise pode observar este cenário? Abriu uma tenda do que está acontecendo quando o artista diz ao psicanalista que vai falar pela tela a cada sessão e depois os dois interpretam. Isso é fantástico!”, afirmou o sociólogo.

SMCC – A Casa do Médico de Campinas e região

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) é a Casa do Médico de Campinas e região. Uma entidade médica com 94 anos de existência. A entidade faz cerca de 300 eventos por ano e algumas campanhas envolvendo o tema saúde. As iniciativas também são abertas aos profissionais de saúde e professores ou profissionais relacionados com os temas discutidos.

A Exposição
“ONDE ARTE E CIÊNCIA SE ENCONTRAM: Egas Francisco em PALIMPSESTO MÁGICO”
Data: até 22 de setembro
Local: Centro de Eventos – Clube de Campo SMCC Endereço: Caminho 1, lote 19 – Condomínio Bosque de Notre Dame.
Informações: (19) 32312811
[email protected]

Confira matéria completa AQUI!

Ferramenta de imagem

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This