Evento do Departamento de Pediatria esclarece as principais dúvidas sobre vacinação na pandemia

16 abr, 2021 | Notícias

Participantes falaram sobre vacinação da gripe, covid-19 e pneumococo

O Departamento de Pediatria da SMCC realizou, na noite de ontem, um webinar com o tema “Vacinação contra Influenza e pneumococo durante a pandemia”. Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas da população em relação ao assunto, o encontro foi realizado pelo Zoom e permanece disponível no nosso canal do Youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=MnPO93lrrt8.

O webinar teve como palestrantes a Dra. Sílvia Bardella Marano e a Dra. Raquel Stucchi. A Dra Silvia, que é infectopediatra, diretora da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) – Regional SP e integrante dos Departamentos de Imunização e Infectopediatria da SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo), falou sobre a campanha da influenza em 2021, em plena pandemia. Já a Dra Raquel falou sobre o pneumococo. Ela é infectologista, docente da FCM-Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia.

“Estamos em plena pandemia, com elevado número de casos, e, atualmente, temos duas campanhas de vacinação em andamento, contra a covid-19 e contra a influenza. Isso impacta tanto nos serviços de saúde quanto na população, que, muitas vezes, fica confusa: que vacina eu devo tomar? Quanto tempo devo esperar? Devo me proteger contra a pneumonia? A pneumonia provocada pela covid é a mesma que eu pego na comunidade? Que proteção eu teria a mais, se sou do grupo de risco?”, disse, na abertura, a Dra. Silvia Helena Viesti Nogueira, que foi uma das moderadoras do evento, ao lado dos colegas e também membros do Departamento de Pediatria da SMCC, Dra. Tania Quintella e Dr. José Espin Neto.

Na avaliação dela, as discussões foram importantes para demonstrar que a carga da gripe é muito grande, principalmente nos extremos de idade. “A adesão à campanha é fundamental para a proteção e prevenção de desenvolvimento de formas com maior gravidade”, destaca.

Durante o encontro, os participantes enfatizaram a importância de vacinação das crianças nesse momento, uma vez que elas podem ser gravemente afetadas e são potencialmente grandes transmissoras do vírus da influenza. “Foi também esclarecido como manejar as campanhas anti-influenza e anticovid, que estão ocorrendo simultaneamente, para não haver conflito na administração das doses”, comenta a Dra Silvia.

Em relação à doença causada pelo pneumococo, a Dra Raquel fez importantes esclarecimentos sobre a carga da doença, que também acomete mais gravemente os extremos da idade, e sobre a forma de prevenção. Ela frisou que até julho de 2021, haverá uma ampliação da  disponibilidade nos CRIEs (Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais) da vacina anti-pneumococo 13 Valente para pacientes acima de cinco anos que fazem parte de grupos de risco, entre eles, os pneumopatas, cardiopatas, portadores de asplenia funcional e os que se submeteram a implante coclear.

Os grupos de risco (imunodeprimidos, pneumopatas, diabéticos, asmáticos, nefropatas, neutopatas, etc.) também devem ter uma preocupação ainda maior para se imunizar contra a gripe e a infecção pneumocócica. “Eventos como este são importantes poque transmitem conceitos baseados na ciência de forma que possam refletir na conscientização da população sobre a importância da vacinação e prevenção das doenças causadas pelo vírus influenza e pelo pneumococo nas diferentes faixas etárias”, finaliza a Dra Sílvia Viesti.

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This