Evento de prevenção à Hipertensão Arterial atende cerca de 100 pessoas em Campinas

18 jun, 2024 | Notícias

Iniciativa da SMCC ocorreu no dia 8 de junho, na Lagoa do Taquaral

No sábado, dia 8 de junho, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizou mais uma edição do evento “Hipertensão Arterial: um Inimigo Oculto”, no Portão 7 da Lagoa do Taquaral, em Campinas. O evento, que aconteceu das 8h às 13h, foi um sucesso, atendendo cerca de 100 pessoas interessadas em monitorar e cuidar da saúde cardiovascular.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a hipertensão arterial, o evento ofereceu um circuito de saúde. Os participantes puderam realizar medidas antropométricas, exames laboratoriais, aferição da pressão arterial, e participar de atividades integrativas focadas no controle do estresse. Além disso, receberam orientações sobre o impacto do tabagismo, saúde bucal e o risco cardiovascular, além de vacinação para adultos.

Das pessoas atendidas, 52% eram homens e 41% maiores de 60 anos. Do total, 22% se autodeclararam hipertensos e 21% estavam com os níveis de pressão arterial elevados, sendo que 2% precisaram de atendimento porque esses níveis estavam muito elevados. Dez por cento apresentaram níveis elevados de glicose. Das pessoas atendidas, 41% eram sedentárias, 6% tabagista e 14% ex-tabagista.

A Dra. Carla Patrícia da Silva e Prado, coordenadora do Departamento Científico de Cardiologia e organizadora do evento, destacou a importância de iniciativas como essa. “Estima-se que 30% da população adulta tenha diagnóstico de hipertensão arterial, número que aumenta com a idade, chegando a 65% de hipertensos nos indivíduos maiores de 60 anos. E muitos deles não sabem, porque é uma doença silenciosa. Por isso é tão importante conscientizar a população sobre o tema. E hoje conseguimos fazer isso com muita gente”, afirmou.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Campinas, incluindo as Secretarias de Saúde e de Esportes e Lazer e da EMDEC (Empresa de Desenvolvimento de Campinas), e de várias instituições parceiras como a Faculdade São Leopoldo Mandic, Unimed Campinas, Unicred Campinas, Sanasa, Grupo Sabin de Medicina Diagnóstica, Hortifruti Fartura e Odontologia São Leopoldo Mandic. Além das atividades voltadas ao público em geral, a participação das Ligas Acadêmicas de Cardiologia da Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas, Unimax Indaiatuba, PUC Campinas e Unicamp foi essencial para a promoção da saúde e bem-estar da comunidade.

Dra. Carla também fez questão de agradecer a todos os parceiros que colaboraram para a realização do evento. “Agradecemos imensamente a todos os parceiros que se uniram a nós para tornar esse evento possível. Sem o apoio de cada um, não teríamos conseguido alcançar tantas pessoas e oferecer serviços tão importantes para a comunidade”, declarou.

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...