Evento da SMCC integra Semana da Tontura da Associação Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cérvico-Facial

24 abr, 2019 | Notícias

No dia 22/04 foi realizado na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas o evento “A tontura na unidade de emergência: como abordar?” como parte da programação da Semana da Tontura, que teve como tema:Tontura é coisa séria!; entre os dias 22 a 28 de abril. Calendário criado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Mais de 50 pessoas participaram entre plateia e palestrantes.

O encontro reuniu médicos otorrinolaringologistas, neurologistas e clínicos. Foi discutida a abordagem da tontura na unidade de emergência focando na diferenciação entre causas periféricas e centrais. Os profissionais ressaltaram a importância do exame clínico com apresentação de métodos semiológicos que permitem essa distinção.

O evento foi coordenado pelos médicos otorrinolaringologistas Dra. Raquel Mezzalira, Dra. Guita Stoler, Dra. Vanessa Rocha, Dra. Márcia Bilécki, Dr. Mário Greters e Dr. Guilherme Mangabeira; além da colaboração do neurologista Dr. Danilo dos Santos Silva.

Semana da Tontura

As atividades da Semana da Tontura tem como objetivo a busca pelo correto diagnóstico da tontura. Tanto que a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), por meio do Departamento de Otoneurologia, criou o Dia da Tontura comemorado no dia 22 de abril em homenagem ao otologista austríaco Robert Bárány pela sua grande contribuição para a Otoneurologia.

Realizada com sucesso no Brasil pela primeira vez em 2018, a Semana da Tontura está de volta neste ano com o slogan “Tontura é coisa séria!”. O objetivo principal é alertar os profissionais da saúde que doenças cardiovasculares, metabólicas, neurológicas, alterações emocionais e na coluna cervical, entre outras causas, também podem gerar tontura.

Assim como na primeira edição, a conscientização do público leigo e médico é a ideia central da semana, que conjuga a divulgação de informações gerais com a realização de cursos e aulas para colegas da Otorrinolaringologia e de outras especialidades.

Com colaboração da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), outras informações pelo site: http://www.aborlccf.org.br/semanadatontura

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This