Está aberta Exposição até dia 22/09 no Clube de Campo da SMCC

20 set, 2019 | Notícias


A exposição “ONDE ARTE E CIÊNCIA SE ENCONTRAM: Egas Francisco em PALIMPSESTO MÁGICO” com idealização, autoria e realização do médico Dr. Isac G. Karniol e da Psicóloga Patrícia S. L. Karniol está aberta a visitação até o dia 22/09 no Centro de Eventos do Clube de Campo da SMCC.

As obras são esboços feitos pelo artista durante a relação analítica com o psicanalista Isac Germano Karniol, podendo então ser considerados verdadeiros documentos psicanalíticos. Um trabalho interessante como fim terapêutico, inclusive. A Psicanálise sempre foi comparada como uma relação artística entre paciente e analista.

Casos semelhantes já foram relatados como com Pollock que se submeteu a uma análise Junguiana e presenteava o seu terapeuta com telas que produzia em seu ateliê.

Dr. Isac G. Karniol, psicanalista especialista e referência no Brasil, conta que ele e Egas se tratam durante as sessões. Ao ser entrevistado citou frase do poeta espanhol Antonio Machado ao explicar que as obras ou o resultado delas não foram planejados por eles:

“Caminhante, são tuas pegadas
o caminho e nada mais;
caminhante, não há caminho,
se faz caminho ao andar”

Dr. Isac comentou: “Mesmo a ciência moderna verificou que emoções e sentimentos estão presentes na parte mais primitiva do nosso organismo, do nosso sistema nervoso central. E, apesar do progresso da ciência não é possível pelas aproximações de escalas e diagnósticos aproximar ou ter uma ideia de quais são estas emoções primitivas, esta subjetividade que corre no interior das pessoas”.

Exposição e livro também conta com obras resultado da interpretação do artista Fabricius Nery de sessões realizadas pelo paciente chamado no material de “Mateus” para preservar sua identidade e a analista Patrícia Siqueira Lopes Karniol.

“Os esboços de Egas Francisco e desenhos e esculturas de “Mateus”, considerados documentos psicanalíticos, trazem interpretações que traduzem os sentimentos mais profundos de uma pessoa”, comentou a analista Patrícia Siqueira Lopes Karniol que concluiu:

“Nesse sentido o modelo mental do Palimpsesto Mágico, criado pelo Isac, mostra o processo da expressão do subjetivo e do inconsciente emergindo pela primeira vez na relação analítica, por isto considerado um trabalho inédito que é importante por revelar como se dá uma comunicação viva, colorida (afetiva) que provém do instintual e ilumina todo o processo aumentando a plasticidade cerebral e mental conforme demonstrado no livro num mundo contemporâneo onde somente a razão, a lógica é valorizada e assim desvitalizando o ser humano que somos”.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO
“ONDE ARTE E CIÊNCIA SE ENCONTRAM: Egas Francisco em PALIMPSESTO MÁGICO”*

Data: 14 a 22 de setembro
Local: Centro de Eventos – Clube de Campo SMCC Endereço: Caminho 1, lote 19 – Condomínio Bosque de Notre Dame.
Informações: (19) 32312811
[email protected]

Ferramenta de imagem

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This