Encontro de Cuidados Paliativos tratou de nutrição e da qualidade de vida do cuidador

19 dez, 2019 | Notícias

No último dia 14/12, na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), o Encontro do Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos da SMCC reuniu as palestras das Doutoras Cristina Terzi e Nely Nucci. Os temas abordados foram “Manejo da Nutrição em Cuidados Paliativos e Cuidando de Quem Cuida”.

Coordenador do Departamento de Clínica Médica da SMCC, Dr. Antonio Cesar Antoniazzi, comentou que houve uma excelente participação dos interessados e integrantes do Grupo de Estudos assim como ocorre nos eventos do tema.

Segundo o médico, a nutrição em cuidados paliativos é parte fundamental no atendimento ao paciente.

“Existe um fator cultural em volta de uma mesa em que se comemora e interage em família. No final da vida de um paciente, a família fica angustiada quando este começa a rejeitar alimentação. Existem vários fatores que influenciam como a própria doença desde a parte funcional em que o paciente perde o apetite ou fica com dificuldade para fazer digestão como em decorrência da doença quando o metabolismo diminui e, consequentemente a alimentação”.

Dr. Antoniazzi explique que não existe uma regra ou protocolo.

“É costume a família ameaçar a passar sonda no paciente se não comer. Isto é um castigo já que ele está em uma situação difícil e não se trata de querer comer. Não existe um protocolo estabelecido e, sim precisa ver caso a caso. Precisa procurar o que é o melhor para o momento”.

O Encontro abordou ainda a preparação espiritual e psicológica do cuidador.

“Da mesma forma que vamos no supermercado temos que buscar alimentos para nos fortalecer espirital e psicologicamente. Precisa se alimentar de paz, amor, tranquilidade, precisa estar bem para fazer bem ao outro assim quando no encontro com paciente você possa estar aberto para recebe-lo e tudo que está a seu redor e na sua história”, finalizou Dr Antoniazzi.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...