Encontro de Cuidados Paliativos tratou de nutrição e da qualidade de vida do cuidador

19 dez, 2019 | Notícias

No último dia 14/12, na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), o Encontro do Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos da SMCC reuniu as palestras das Doutoras Cristina Terzi e Nely Nucci. Os temas abordados foram “Manejo da Nutrição em Cuidados Paliativos e Cuidando de Quem Cuida”.

Coordenador do Departamento de Clínica Médica da SMCC, Dr. Antonio Cesar Antoniazzi, comentou que houve uma excelente participação dos interessados e integrantes do Grupo de Estudos assim como ocorre nos eventos do tema.

Segundo o médico, a nutrição em cuidados paliativos é parte fundamental no atendimento ao paciente.

“Existe um fator cultural em volta de uma mesa em que se comemora e interage em família. No final da vida de um paciente, a família fica angustiada quando este começa a rejeitar alimentação. Existem vários fatores que influenciam como a própria doença desde a parte funcional em que o paciente perde o apetite ou fica com dificuldade para fazer digestão como em decorrência da doença quando o metabolismo diminui e, consequentemente a alimentação”.

Dr. Antoniazzi explique que não existe uma regra ou protocolo.

“É costume a família ameaçar a passar sonda no paciente se não comer. Isto é um castigo já que ele está em uma situação difícil e não se trata de querer comer. Não existe um protocolo estabelecido e, sim precisa ver caso a caso. Precisa procurar o que é o melhor para o momento”.

O Encontro abordou ainda a preparação espiritual e psicológica do cuidador.

“Da mesma forma que vamos no supermercado temos que buscar alimentos para nos fortalecer espirital e psicologicamente. Precisa se alimentar de paz, amor, tranquilidade, precisa estar bem para fazer bem ao outro assim quando no encontro com paciente você possa estar aberto para recebe-lo e tudo que está a seu redor e na sua história”, finalizou Dr Antoniazzi.

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This