Página Inicial 9 Notícias 9 Encontro de Cuidados Paliativos tratou de nutrição e da qualidade de vida do cuidador

Encontro de Cuidados Paliativos tratou de nutrição e da qualidade de vida do cuidador

No último dia 14/12, na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), o Encontro do Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos da SMCC reuniu as palestras das Doutoras Cristina Terzi e Nely Nucci. Os temas abordados foram “Manejo da Nutrição em Cuidados Paliativos e Cuidando de Quem Cuida”.

Coordenador do Departamento de Clínica Médica da SMCC, Dr. Antonio Cesar Antoniazzi, comentou que houve uma excelente participação dos interessados e integrantes do Grupo de Estudos assim como ocorre nos eventos do tema.

Segundo o médico, a nutrição em cuidados paliativos é parte fundamental no atendimento ao paciente.

“Existe um fator cultural em volta de uma mesa em que se comemora e interage em família. No final da vida de um paciente, a família fica angustiada quando este começa a rejeitar alimentação. Existem vários fatores que influenciam como a própria doença desde a parte funcional em que o paciente perde o apetite ou fica com dificuldade para fazer digestão como em decorrência da doença quando o metabolismo diminui e, consequentemente a alimentação”.

Dr. Antoniazzi explique que não existe uma regra ou protocolo.

“É costume a família ameaçar a passar sonda no paciente se não comer. Isto é um castigo já que ele está em uma situação difícil e não se trata de querer comer. Não existe um protocolo estabelecido e, sim precisa ver caso a caso. Precisa procurar o que é o melhor para o momento”.

O Encontro abordou ainda a preparação espiritual e psicológica do cuidador.

“Da mesma forma que vamos no supermercado temos que buscar alimentos para nos fortalecer espirital e psicologicamente. Precisa se alimentar de paz, amor, tranquilidade, precisa estar bem para fazer bem ao outro assim quando no encontro com paciente você possa estar aberto para recebe-lo e tudo que está a seu redor e na sua história”, finalizou Dr Antoniazzi.

Anúncios

advertisement

Notícias Recentes

SMCC lança alerta sobre monkeypox para a classe médica

SMCC lança alerta sobre monkeypox para a classe médica

Objetivo do documento é orientar os médicos, principalmente das especialidades mais relacionadas, sobre a importância do diagnóstico precoce, diante do aumento de casos no Estado de SP A SMCC lançou hoje um alerta sobre a monkeypox, popularmente conhecida como varíola...

Telhado da Casa de Campo é reformado

Telhado da Casa de Campo é reformado

Melhoria é mais uma ação da atual diretoria e tem como objetivo oferecer um espaço de qualidade para os associados O telhado da Casa de Campo passou por uma reforma e todas as telhas foram trocadas por um modelo mais moderno, no estilo sanduíche. O objetivo da obra é...

Share This