É neste sábado a inauguração da trilha ecológica com jardim sensorial do Clube de Campo

6 nov, 2018 | Notícias

É neste sábado, dia 10/11, a partir das 09h, que o Clube da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas inaugura a Trilha Ecológica e o Jardim Sensorial. A inauguração do percurso contará com uma divertida oficina voltada aos pequenos, desenvolvida pelos biólogos Fábio Dias Carvalho e Jefferson Otaviano, responsáveis pela criação da trilha ecológica. A programação terá ainda com um café da manhã com bolo na Trilha da Tuca e um churrasco, por adesão, a partir das 12h.

Para a criação da trilha, foram plantadas mudas respeitando o equilíbrio ecológico do local, um dos principais conceitos desenvolvidos pela administração do Clube de Campo da SMCC. Aliás, o Clube abriga mais de 60 espécies de pássaros residentes, incluindo o incomum Pica Pau Branco e uma família de tucanos.

A ideia veio após uma atividade desenvolvida em agosto no Clube de Campo com crianças, filhas e parentes de associados e funcionários da SMCC, pelo Departamento de Eventos da Sociedade e os “Guardiões da Natureza do Clube de Campo”. Agora a Trilha Ecológica está pronta para receber os adeptos de uma boa caminhada em contato com a natureza.

Levantamento

Para a criação da trilha o enriquecimento florístico aumentou em 77% a diversidade vegetal da área verde do clube, quase dobrando o número de espécies. As espécies nativas dobraram de número passando de 27 para 54, o que representa 64% do total de espécies. Espera-se com isso um aumento da quantidade e diversidade de aves que visitam o local à procura de alimento, favorecendo e enriquecendo atividades de observação de aves, além de aumentar o sombreamento e embelezamento da área.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pelos profissionais. No estudo ainda consta que o reflorestamento de enriquecimento feito no clube introduziu 50 indivíduos de 37 espécies arbóreas novas, aumentando o número total de espécies para 85. Dentre essas espécies 73% são nativas e 27% exóticas. O número total de famílias passou de 23 para 35, com introdução de nove novas famílias.

Dia das Crianças no Clube de Campo da SMCC
Data: 10 de novembro
Horário: a partir das 9h
Local: Clube de Campo da SMCC
Endereço:  Caminho 1, lote 19 – Condomínio Bosque de Notre Dame – Clube dos Médicos / Sousas
Almoço: fornecido pela CampBeer. Pagamento em débito, crédito e dinheiro

[foogallery id=”844″]

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This