Página Inicial 9 Notícias 9 Dr. Roosevelt Cassorla, Prêmio Internacional de Psicanálise está na programação do Setembro Amarelo da SMCC

Dr. Roosevelt Cassorla, Prêmio Internacional de Psicanálise está na programação do Setembro Amarelo da SMCC


Reconhecido internacionalmente com o Prêmio de Psicanálise Sigourney Award, título comparado ao Nobel em outras áreas, Dr. Roosevelt Cassorla é convidado do dia 19/09, no Anfiteatro da SMCC, para tratar do tema “Fantasias inconscientes e aspectos socioculturais” durante o Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio da SMCC.

O evento em que Dr. Roosevelt participa integra as ações do Departamento de Psiquiatria, organizadas pelo Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC. A programação se estende do dia 15 ao dia 19 de setembro em vários locais.

O médico psiquiatra e psicanalista é professor Titular Colaborador do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Também é membro titular e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e do Grupo de Estudos Psicanalíticos de Campinas.

Dr. Roosevelt antecipou o assunto da palestra para o site da SMCC. “Todos nós já pensamos em suicídio alguma vez. É uma tentativa de fugir de um sentimento sentido como insuportável. No entanto, por paradoxal que pareça o suicida não quer morrer porque nós não temos a menor ideia do que seja a morte. A possibilidade de imaginar o nada não existe, então o suicida na verdade está em busca de um outro mundo, de uma situação de beatitude em que não exista qualquer sofrimento, qualquer estímulo”, comentou.

O médico completou o raciocínio dizendo: “Ao mesmo tempo o suicida se vinga do mundo que não o compreendeu, de um mundo que não lhe deu condições suficientes para viver. Estas duas fantasias: de uma outra vida e de vingança são algumas das fantasias que nós vamos discutir no evento promovido pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. Nós tentaremos conversar sobre fatores inconscientes que influenciam a forma como cada um de nós lida com o sofrimento”, finalizou.

Na agenda ainda estão programados encontros com psicólogos, psiquiatras e profissionais de saúde com temas como Bournout e risco de suicídio em profissionais de enfermagem, estratégias públicas à prática clínica em prevenção ao suicídio, escuta qualificada e acolhimento ao jovem em sofrimento psíquico e aspectos da renúncia de vida: Cultura, religião e suicídio.

Em formato inédito acontece uma “Roda da Vida” com participação do Coordenador do Comitê da SMCC, Dr. Fábio Martins entrevistando seis convidados sobre mídias sociais e abordagem preventiva diante dos aspectos do tema e as redes sociais, os processos autodestrutivos e o luto. Estarão presentes também neste momento familiares enlutados por suicídio que são “influencers”e atuam em seu blog acolhendo e orientando outros familiares postando muito sobre aspectos preventivos.

Ainda dentro da programação da Campanha de Prevenção ao Suicídio da SMCC o 1º Encontro do Grupo de Apoio aos Enlutados por Suicídio Campinas com a presença de psicólogas e familiares de pessoas que cometeram suicídio em um evento aberto e gratuito.

Alguns eventos tem inscrição obrigatórias e individuais para cada evento via smcc.com.br. Algumas atividades tem vagas limitadas e outras com pagamento para não sócios. Confira AQUI

Anúncios

Notícias Recentes

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

Trabalho será realizado na Fazenda Argentina e nas áreas adjacentes O HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), o um cluster de inovação de terceira geração que será construído em Campinas e foi o tema da matéria especial da Revista MedicAção de...

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Podem participar associados ou não, a partir dos quatro anos de idade; há opções aulas individuais ou em grupo O Clube de Campo da SMCC está com inscrições abertas para as aulas de tênis. Podem participar associados ou não, mas associados possuem valores exclusivos e...

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Estão disponíveis aulas de inglês, italiano e espanhol, do básico ao avançado A SMCC prorrogou as inscrições para os cursos de idiomas do primeiro semestre de 2022 para o dia 28 de janeiro. Associados, dependentes e não associados poderão fazer cursos de inglês,...