Dr. Roosevelt Cassorla, Prêmio Internacional de Psicanálise está na programação do Setembro Amarelo da SMCC

5 set, 2019 | Notícias


Reconhecido internacionalmente com o Prêmio de Psicanálise Sigourney Award, título comparado ao Nobel em outras áreas, Dr. Roosevelt Cassorla é convidado do dia 19/09, no Anfiteatro da SMCC, para tratar do tema “Fantasias inconscientes e aspectos socioculturais” durante o Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio da SMCC.

O evento em que Dr. Roosevelt participa integra as ações do Departamento de Psiquiatria, organizadas pelo Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC. A programação se estende do dia 15 ao dia 19 de setembro em vários locais.

O médico psiquiatra e psicanalista é professor Titular Colaborador do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Também é membro titular e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e do Grupo de Estudos Psicanalíticos de Campinas.

Dr. Roosevelt antecipou o assunto da palestra para o site da SMCC. “Todos nós já pensamos em suicídio alguma vez. É uma tentativa de fugir de um sentimento sentido como insuportável. No entanto, por paradoxal que pareça o suicida não quer morrer porque nós não temos a menor ideia do que seja a morte. A possibilidade de imaginar o nada não existe, então o suicida na verdade está em busca de um outro mundo, de uma situação de beatitude em que não exista qualquer sofrimento, qualquer estímulo”, comentou.

O médico completou o raciocínio dizendo: “Ao mesmo tempo o suicida se vinga do mundo que não o compreendeu, de um mundo que não lhe deu condições suficientes para viver. Estas duas fantasias: de uma outra vida e de vingança são algumas das fantasias que nós vamos discutir no evento promovido pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. Nós tentaremos conversar sobre fatores inconscientes que influenciam a forma como cada um de nós lida com o sofrimento”, finalizou.

Na agenda ainda estão programados encontros com psicólogos, psiquiatras e profissionais de saúde com temas como Bournout e risco de suicídio em profissionais de enfermagem, estratégias públicas à prática clínica em prevenção ao suicídio, escuta qualificada e acolhimento ao jovem em sofrimento psíquico e aspectos da renúncia de vida: Cultura, religião e suicídio.

Em formato inédito acontece uma “Roda da Vida” com participação do Coordenador do Comitê da SMCC, Dr. Fábio Martins entrevistando seis convidados sobre mídias sociais e abordagem preventiva diante dos aspectos do tema e as redes sociais, os processos autodestrutivos e o luto. Estarão presentes também neste momento familiares enlutados por suicídio que são “influencers”e atuam em seu blog acolhendo e orientando outros familiares postando muito sobre aspectos preventivos.

Ainda dentro da programação da Campanha de Prevenção ao Suicídio da SMCC o 1º Encontro do Grupo de Apoio aos Enlutados por Suicídio Campinas com a presença de psicólogas e familiares de pessoas que cometeram suicídio em um evento aberto e gratuito.

Alguns eventos tem inscrição obrigatórias e individuais para cada evento via smcc.com.br. Algumas atividades tem vagas limitadas e outras com pagamento para não sócios. Confira AQUI

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This