O Diretor Científico da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Dr. Antonio Condino Neto, gravou vídeo em que reforça o pedido aos colegas médicos para estimular a participação na consulta pública nº 81 da Agência Nacional de Saúde (ANS).
As propostas e apoio às mesmas podem ser feitos até o dia 21 de novembro de 2020, quando a consulta pública se encerra.
Pelo Departamento de Imunologia da SMCC foram enviadas para inclusão no rol da ANS duas propostas:
A primeira seria o TREC KREC, mais conhecido como o “teste do pezinho” ampliado para servir de triagem neonatal ampliada a todas as crianças brasileiras. Neste caso, o pedido já foi negado e por isso o reforço na campanha para uma liberação.
O outro pleito seria a inserção das imunoglobulinas para uso subcutâneo que, apesar de já ter parecer positivo, carece, segundo o médico, de um reforço também para não haver retrocesso.
A Diretoria da SMCC já havia enviado documento aos associados solicitando proatividade e afirmando ser de fundamental importância que os médicos deem ideias e ajudem a atualizar o rol de procedimentos da ANS, uma vez que este interfere diretamente no cotidiano das atividades médicas em consultórios, hospitais e instituições.
Os médicos devem avaliar medicamentos, procedimentos e tecnologias que julgarem pertinentes e incluir apontamentos importantes ao exercício da medicina em benefício dos pacientes.
Segue o link abaixo para participação no rol da ANS:
http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/consultas-e-participacoes-publicas/consulta-publica-n-81-atualizacao-do-rol-de-procedimentos-e-eventos-em-saude-ciclo-2019-2020