Dia do Médico terá programação especial no Clube de Campo

5 out, 2021 | Notícias

Atividades acontecem no dia 16 de outubro, tanto para o público infantil quanto para o público adulto

A Diretoria de Eventos da SMCC preparou uma programação especial para comemorar o Dia do Médico, festejado em 18 de outubro. As atrações, para o público infantil e para os adultos, ocorrem na sede do Clube de Campo, em 16 de outubro, a partir das 8h30.

“Em tempos de pandemia, em que tantos colegas se foram e outros tantos lutaram incansavelmente para salvar vidas como verdadeiros heróis, nada mais importante que revitalizar a importância da profissão, honrando as raízes ancestrais da medicina da Grécia antiga e sua importância até os dias de hoje”, explica a diretora de eventos da SMCC, Dra. Carmen Sylvia Ribeiro.

Para isto, a atividade infantil terá como temática a “Árvore do Conhecimento de Hipócrates”. “Como parte das atividades do dia, serão oferecidas, por biólogos, oficinas de plantio de mudas de “Plátano ocidentalis“, que vão compor uma Alameda. Também haverá recreação e contação de histórias sobre o tema. Neste mesmo dia, será realizada uma homenagem aos médicos que atuaram na pandemia, com esforços em todos os níveis para o combate ao coronavirus”, antecipa a diretora.

De acordo com ela, para trazer mais emoção ao dia comemorativo, a SMCC receberá da APM (Associação Paulista de Medicina) uma muda da árvore original ancestral “Plátano orientalis“, que será plantada no Clube de Campo. “Esta árvore simboliza a árvore do conhecimento da medicina de Hipócrates. Na Grécia antiga, há 2.400 anos, era sob a sombra desta árvore, o Plátano, que Hipócrates reunia-se com seus discípulos para transmitir o seu conhecimento em Ética e Medicina”, conta Dra. Carmen. “Uma muda muito especial desta mesma árvore ancestral do conhecimento atravessou os mares, trazida por um colega médico, e chegou até a APM. Lá cultivada, cresceu e nos permite ter acesso a esta muda original para tornar mais especial esta homenagem ao Dia do Médico da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas”, comenta.

Para a médica, plantar uma muda proveniente da original “Árvore do Conhecimento de Hipócrates” remete à importância de todo o conhecimento médico que salvou e salva vidas há milhares de anos e que foi crucial para salvar tantas vidas pelo planeta neste momento de pandemia.

A cerimônia de plantio e descerramento de placa contará com representantes da diretoria da SMCC e APM e está aberta aos médicos associados e familiares. Após a cerimônia todos podem usufruir da tarde em família no clube.

Programação do dia

Atividades infantis


8:00h – Recepção das crianças e entrega de material das oficinas (café com os tios)

8:30h – Oficina de contação de estórias:  Hipócrates, o Plátano e a Medicina da Grécia antiga. Caracterização das crianças com trajes típicos.

9:30h Oficina de plantio de mudas com os tios biólogos: “CULTIVANDO HIPÓCRATES”

11:30h – Desfile das crianças e organização para cerimônia formal

             – Cerimônia de entrega dos certificados de “Guardiões da Árvore do Conhecimento de Hipócrates da SMCC” às crianças inscritas participantes da oficina. E participação na cerimônia formal em Homenagem aos médicos com plantio do Plátano orientalis.

12h – entrega de “lunch box” às crianças inscritas

Atividades adultos

Manhã livre: Atividades recreativas no clube

8H30 às 11:00 – Rachão de futebol (torneio de futebol)

11:40 – Dia do Médico SMCC: Homenagem formal aos médicos que atuaram na pandemia

           – Plantio oficial da muda da Árvore do Conhecimento da Medicina de Hipócrates, simbolizando a manutenção da vida e a importância do conhecimento médico.

           – Descerramento de placa comemorativa.

Para participar das oficinas e do rachão de futebol, é obrigatório fazer inscrição antecipada, até o dia 10 de outubro, pelos links abaixo:

Oficinas das crianças – https://forms.gle/85YjNimNiKqAgx8u5

Rachão de Futebol – https://forms.gle/kz1KnHNUJEKFpDWj8

Notícias Recentes

Share This