O Dr. Lucas Selingardi, advogado da Sociedade de Medicina e Cirurgia (SMCC), foi convidado para abordar o tema “Legislação da doação de órgão e transplantes” para os alunos de 1° a 5º ano da Faculdade de Medicina de Jundiaí nos dias 10 e 11 de agosto de 2020.
A palestra, que contou com a presença virtual de mais de cem alunos, aconteceu durante o II simpósio Acadêmico de Transplantes de órgão da Faculdade de Medicina de Jundiaí. O evento, em parceria com a Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia (ABLAC), buscava preparar os alunos para a vida profissional e alertar sobre o preenchimento adequado dos documentos médicos que estão inseridos no procedimento para transplante.
As palestras, ministrada em dois dias, foram divididas em doação pós-morte e doação em vida.
Segundo o advogado, o preenchimento da documentação na atividade médica é específica e com regulamentação criteriosa “O profissional deve se ater ao rigoroso cumprimento para não incorrer em falhas”.
O Departamento Jurídico e de Defesa Profissional da SMCC está à disposição dos associados para esclarecimentos sobre o assunto e, em especial, aos documentos relacionados os processo de morte encefálica e doação de órgãos.