Departamento de Psiquiatria da SMCC tem nova sessão de Laudos psiquiátrico-forenses

28 out, 2019 | Notícias

A sessão está agendada para o dia 25/11, a partir das 19h30 na sede da SMCC. O Departamento de Psiquiatria vai tratar do tema: “O uso da Escala CIF na Avaliação da Capacidade Civil” com apresentação do professor Dr. Eduardo Henrique Teixeira. Haverá webtransmissão do evento no dia. 

A perícia psiquiátrica é uma atividade que implica grande responsabilidade pelos desfechos legais envolvidos. Requer ampla formação na especialidade, experiência clínica e conhecimentos forenses, segundo o Departamento da SMCC. 

“A avaliação é baseada no estudo dos Autos, entrevista com familiares, estudo dos documentos de saúde, e exame clinico cuidadoso. Contudo, temos poucos testes de uso específico na área de psiquiatria forense (ex: HCR-20, PCL, avaliação neuro psicológica, entre outros), os quais tem seu uso ainda muito limitado. O sistema de classificação da CIF, criada pela OMS, poderá ser uma ferramenta importante para a Pericia Psiquiátrica”, comentou o coordenador do Departamento, Dr. Eduardo Teixeira que completou o raciocínio dizendo: 

“Não tem finalidade diagnóstica, como no casos dos testes acima, mas poderá ajudar na padronização e detalhamento da incapacidade de um sujeito, quer do ponto de vista laboral, quer do posto de vista de sua capacidade mental ou cível”. 

O mesmo conteúdo do evento contempla publicação científica do Jornal Brasileiro de Psiquiatria (J. bras. psiquiatr vol. 68-2, 2109).

Leia o artigo completo AQUI 


Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This