Departamento de Psiquiatria da SMCC tem nova sessão de Laudos psiquiátrico-forenses

28 out, 2019 | Notícias

A sessão está agendada para o dia 25/11, a partir das 19h30 na sede da SMCC. O Departamento de Psiquiatria vai tratar do tema: “O uso da Escala CIF na Avaliação da Capacidade Civil” com apresentação do professor Dr. Eduardo Henrique Teixeira. Haverá webtransmissão do evento no dia. 

A perícia psiquiátrica é uma atividade que implica grande responsabilidade pelos desfechos legais envolvidos. Requer ampla formação na especialidade, experiência clínica e conhecimentos forenses, segundo o Departamento da SMCC. 

“A avaliação é baseada no estudo dos Autos, entrevista com familiares, estudo dos documentos de saúde, e exame clinico cuidadoso. Contudo, temos poucos testes de uso específico na área de psiquiatria forense (ex: HCR-20, PCL, avaliação neuro psicológica, entre outros), os quais tem seu uso ainda muito limitado. O sistema de classificação da CIF, criada pela OMS, poderá ser uma ferramenta importante para a Pericia Psiquiátrica”, comentou o coordenador do Departamento, Dr. Eduardo Teixeira que completou o raciocínio dizendo: 

“Não tem finalidade diagnóstica, como no casos dos testes acima, mas poderá ajudar na padronização e detalhamento da incapacidade de um sujeito, quer do ponto de vista laboral, quer do posto de vista de sua capacidade mental ou cível”. 

O mesmo conteúdo do evento contempla publicação científica do Jornal Brasileiro de Psiquiatria (J. bras. psiquiatr vol. 68-2, 2109).

Leia o artigo completo AQUI 


Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...