Página Inicial 9 Notícias 9 Departamento de Medicina Esportiva encerra atividades em 2019

Departamento de Medicina Esportiva encerra atividades em 2019

O balanço das atividades do ano de 2019 foi“extremamente produtivo” para o Departamento de Medicina Esportiva da SMCC, segundo Coordenador Dr. Sérgio Piedade. Foram nove encontros realizados na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. Os eventos no modelo multidisciplinar contaram com a participação de vários profissionais.


“Iniciamos o ano com nossas reuniões mensais explorando, assim como em 2018, o universo de diferentes modalidades esportivas.Em junho, nós tivemos o prazer de receber o Dr. David Johson que fez apresentação sobre Medicina de Aventura”, comentou o médico.


Os temasdas reuniões de 2019 foram a Maratoma (15/04) e depois outras modalidades esportivas como Halterofilismo (20/05); Beisebol (17/05); Handebol (22/06); Boxe (19/08); Futsal (16/09); Academia, Cross-fit, Funcional (21/10); Wrestling (18/11); Esportes na infância, Adolescência, Vida Adulta e Velhice (16/12).


“A dinâmica das nossas reuniões permite a interação com as diversas áreas da saúde, com a participação de colegas médicos do esporte e de diferentes áreas (Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Radiologia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Clinica Medica…), nutricionista, fisioterapia, atletas (corredor, fisiculturista, futebol..), acadêmicos de Medicina e Fisioterapia, público em geral”, disse Dr. Sérgio.


Em parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia da Regional São Paulo, também foi realizada na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas a II Reunião de Traumatologia do Esporte de Campinas abordando as lesões esportivas da coluna, ombro, quadril e mão. Coordenada também pelo Dr. Sergio Piedade da SMCC, a reunião contou a participação de membros da Diretoria da SBOT/SP e colegas ortopedistas de diversos serviços de Ortopedia e Traumatologia de Campinas e região.


Evento internacional


Paralelamente, a estes eventos científicos, 2019 foi o ano da publicação e lançamento do livro “The Sports Medicine Physician” durante o 12th Biennial ISAKOS Congress, em Cancun no México. Recentemente, o livro foi submetido pela Editora Springer a avaliação da Doody’s Book Reviews Database e foi classificado como 4 estrelas (de 91 pontos em 100 possíveis). O Livro tem 695 páginas e 10 sessões organizados em 50 capitulos. O projeto foi coordenado pelo Dr. Sergio Piedade (editor-chefe) e contou com a participação de colegas do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC, FCM/UNICAMP e médicos especialistas mundiais na área da Medicina do Esporte dos 5 Continentes.


Em 2020, O Departamento de Medicina Esportiva da SMCC segue com suas reuniões mensais explorando o Universo do Esporte, discutindo o diagnóstico e abordagem terapêutica das lesões esportivas nos atletas recreacionais e alto-rendimento, assim como, o papel do esporte na sociedade contribuindo para a educação e formação do cidadão.



Anúncios

Notícias Recentes

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

Trabalho será realizado na Fazenda Argentina e nas áreas adjacentes O HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), o um cluster de inovação de terceira geração que será construído em Campinas e foi o tema da matéria especial da Revista MedicAção de...

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Podem participar associados ou não, a partir dos quatro anos de idade; há opções aulas individuais ou em grupo O Clube de Campo da SMCC está com inscrições abertas para as aulas de tênis. Podem participar associados ou não, mas associados possuem valores exclusivos e...

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Estão disponíveis aulas de inglês, italiano e espanhol, do básico ao avançado A SMCC prorrogou as inscrições para os cursos de idiomas do primeiro semestre de 2022 para o dia 28 de janeiro. Associados, dependentes e não associados poderão fazer cursos de inglês,...