Departamento de Medicina Esportiva encerra atividades em 2019

23 dez, 2019 | Notícias

O balanço das atividades do ano de 2019 foi“extremamente produtivo” para o Departamento de Medicina Esportiva da SMCC, segundo Coordenador Dr. Sérgio Piedade. Foram nove encontros realizados na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. Os eventos no modelo multidisciplinar contaram com a participação de vários profissionais.


“Iniciamos o ano com nossas reuniões mensais explorando, assim como em 2018, o universo de diferentes modalidades esportivas.Em junho, nós tivemos o prazer de receber o Dr. David Johson que fez apresentação sobre Medicina de Aventura”, comentou o médico.


Os temasdas reuniões de 2019 foram a Maratoma (15/04) e depois outras modalidades esportivas como Halterofilismo (20/05); Beisebol (17/05); Handebol (22/06); Boxe (19/08); Futsal (16/09); Academia, Cross-fit, Funcional (21/10); Wrestling (18/11); Esportes na infância, Adolescência, Vida Adulta e Velhice (16/12).


“A dinâmica das nossas reuniões permite a interação com as diversas áreas da saúde, com a participação de colegas médicos do esporte e de diferentes áreas (Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Radiologia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Clinica Medica…), nutricionista, fisioterapia, atletas (corredor, fisiculturista, futebol..), acadêmicos de Medicina e Fisioterapia, público em geral”, disse Dr. Sérgio.


Em parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia da Regional São Paulo, também foi realizada na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas a II Reunião de Traumatologia do Esporte de Campinas abordando as lesões esportivas da coluna, ombro, quadril e mão. Coordenada também pelo Dr. Sergio Piedade da SMCC, a reunião contou a participação de membros da Diretoria da SBOT/SP e colegas ortopedistas de diversos serviços de Ortopedia e Traumatologia de Campinas e região.


Evento internacional


Paralelamente, a estes eventos científicos, 2019 foi o ano da publicação e lançamento do livro “The Sports Medicine Physician” durante o 12th Biennial ISAKOS Congress, em Cancun no México. Recentemente, o livro foi submetido pela Editora Springer a avaliação da Doody’s Book Reviews Database e foi classificado como 4 estrelas (de 91 pontos em 100 possíveis). O Livro tem 695 páginas e 10 sessões organizados em 50 capitulos. O projeto foi coordenado pelo Dr. Sergio Piedade (editor-chefe) e contou com a participação de colegas do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC, FCM/UNICAMP e médicos especialistas mundiais na área da Medicina do Esporte dos 5 Continentes.


Em 2020, O Departamento de Medicina Esportiva da SMCC segue com suas reuniões mensais explorando o Universo do Esporte, discutindo o diagnóstico e abordagem terapêutica das lesões esportivas nos atletas recreacionais e alto-rendimento, assim como, o papel do esporte na sociedade contribuindo para a educação e formação do cidadão.



Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This