Departamento de Medicina Esportiva da SMCC trata do futsal

20 set, 2019 | Notícias


Coordenada pelo Dr Sérgio Piedade, a reunião do Departamento de Medicina Esportiva da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) sobre futsal aconteceu no último dia 16/09.

A primeira apresentação foi Dr. Renato Schneider Laurito da Unicamp que fez a apresentação do esporte aos participantes do encontro. Ele mesmo começou a jogar Futsal com oito anos de idade, tendo jogado pelo Guarani e também pela Universidade de Campinas. Hoje, já formado como médico , não joga mais porém continua amante do esporte.

Dr Laurito comentou sobre a modalidade esportiva, particularidades do campo de jogo, regras e sua experiência pessoal como praticante do esporte.

Na sequência, Dr. Marcio Regis discutiu a lesão do Ligamento Cruzado Anterior no atleta, a importância do diagnóstico clínico da lesão, indicação cirúrgica, opções de enxerto na reconstrução cirúrgica, diferentes técnicas e discussões que são apresentadas na literatura.

O Dr. Rodrigo Pagnano abordou o entorse do tornozelo no atleta do futsal, discutiu a dinâmica do esporte, conceitos atuais na abordagem terapêutica, técnicas cirúrgicas para reconstrução e reparo da lesão do complexo ligamentar lateral do tornozelo.

“A reunião suscitou muito interesse do público presente, médicos do esporte, ortopedistas, médicos residentes, fisioterapeuta, pois perimiu a todos os presentes compartilhar sua experiência pessoal e ao mesmo tempo discutir conceitos ou “modismos” que são apresentados na literatura e, em poucos anos são esquecidos ou mesmo, substituídos por outros, fato que reforça a importância desta fórum de discussão e compartilhamento de experiências”, resumiu Dr Sérgio Piedade.

O próximo evento do Departamento será sobre “Academia Cross-Fit Funcional”, no dia 21 de outubro, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas. Informações pleo telefone (19) 3231 2811.

Ferramenta de imagem

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This