Departamento Acadêmico cria Superliga de Oftalmologia

9 abr, 2021 | Notícias

O Departamento Acadêmico da SMCC acaba de criar mais uma Superliga: a de Oftalmologia. Esta é a terceira em atividade, juntamente com as Superligas de Cirurgia e de Clínica Médica. A nova Superliga é formada pelas ligas acadêmicas de oftalmologia das Faculdades de Medicina da Puc-Campinas, Unicamp e São Leopoldo Mandic. A novidade faz parte de um esforço para aumentar o número de Superligas dentro da Sociedade e, assim, ampliar ainda mais a participação acadêmica.

O projeto “Superligas” foi concebido em 2016, pelo Dr. Marcelo Amade Camargo, na época exercendo o cargo de Diretor Científico da SMCC, com o objetivo de oferecer conteúdo mais amplo e diferenciado para os alunos da graduação que participam de ligas acadêmicas e têm interesse em conhecer ainda mais sobre a especialidade pretendida, além de promover a integração entre os estudantes. “Imagine uma grande liga acadêmica, com a diferença que os ‘ligantes’ dela são as próprias Ligas de várias faculdades e seus docentes responsáveis, todas juntas, sob o teto da SMCC. Esse é o espírito! Na Superliga de Cirurgia da SMCC, por exemplo, já temos 14 ligas de seis faculdades do interior e contamos com o apoio do CBC-SP” explica Dr. Marcelo Amade. “Estamos felizes que este projeto está crescendo. A SMCC é uma entidade médica neutra, que congrega todas as faculdades de medicina e hospitais, entre outras instituições de saúde. Trazemos, no nosso DNA, a divulgação de conhecimento científico”, destaca.

De acordo com o coordenador do Departamento Acadêmico (D.A.) da SMCC, o acadêmico Giuseppe Zangrandi Coppola, em breve, outras Superligas devem ser criadas. “Nós já temos outras Superligas em negociação e outras já devem entrar em atividade, como a Superliga de Medicina de Família e Comunidade e a Superliga de Oncologia. Também temos a Superliga de Neurologia e Neurocirurgia, que está um pouco mais atrasada em relação às outras, mas fazendo progresso”, antecipa.

Segundo ele, o Projeto Superligas pertence tanto à SMCC quanto aos próprios alunos. “O D.A. sempre vai apoiar e ajudar na criação de novas Superligas”, diz. A adesão à uma Superliga é voluntária e deve contar com o apoio do docente responsável pela liga dentro da faculdade. As Superligas são coadministradas pelos presidentes das ligas acadêmicas participantes, sob a gestão do Departamento Acadêmico da SMCC. Quem tiver interesse em participar das superligas atuais ou de sugerir novas pode entrar em contato com a Secretaria Científica da SMCC ou diretamente com Coppola, pelo e-mail [email protected].

Coppola explica que a ideia é transformar esse projeto em um hub, onde os alunos possam se reunir e discutir sobre tópicos e assuntos de caráter médicos que forem do seu interesse. Ele conta que as primeiras Superligas criadas, de Cirurgia e Clínica Médica, já estão bem estabelecidas, com a participação de muitas ligas acadêmicas. “São um exemplo de sucesso. A ideia da Superliga na Sociedade, como foi originalmente pensada, era uma forma de trazer os acadêmicos para a SMCC e conectar algo que é muito separado: as faculdades de medicina de Campinas e região”, comenta. “E nós estamos conseguindo fazer isso”, completa.

O Projeto Superligas da SMCC

O projeto Superligas da SMCC consiste na reunião de várias ligas acadêmicas de diferentes faculdades dentro da Sociedade, que têm em comum uma área de atuação ou especialidade. Cada Superliga possui um coordenador médico que é associado da SMCC e administra as atividades propostas por ligantes e docentes.

Os alunos após se desligarem da liga acadêmica da sua respectiva faculdade e quiserem continuar aprendendo sobre sua especialidade preferida, podem acompanhar as atividades da Superliga se tornando um associado acadêmico da SMCC.

Segundo Dr. Marcelo Amade, o projeto original da SMCC vem despertando interesse em várias entidades e até mesmo sociedades de especialidade em todo o Estado de São Paulo.

Veja com foi a primeira aula da Superliga de Oftalmologia

Notícias Recentes

Share This