Defesa Profissional da SMCC e da APM discutem valorização e condições de trabalho dos médicos

23 maio, 2023 | Notícias

Evento, que teve transmissão on-line, está disponível no canal do Youtube da SMCC

O Departamento de Defesa Profissional da SMCC realizou, no dia 16 de maio, uma reunião com membros do Departamento de Defesa Profissional da APM (Associação Paulista de Medicina) para discutir a “Valorização e condições do trabalho médico”. O encontro, no auditório da SMCC, teve transmissão on-line e já está disponível para acesso no LINK.

Durante as discussões, foram abordados temas como negociação com os planos de saúde e atrasos de pagamento aos profissionais de medicina, principalmente da rede pública.

Estiveram presentes a presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, o vice-presidente, Dr. José Roberto Amade, e o diretor de Defesa Profissional Dr. José Carlos Machado Curi, além do diretor de Defesa Profissional da APM, Dr. Marun David Cury, de seu assessor, Dr. Marcos Pimenta, e do assessor jurídico da entidade, Lorenzo Bandoni.

Ao abrir o encontro, Dra. Fátima destacou a importância da discussão. “Nós, como Casa do Médico, estamos novamente nesta luta para conseguir melhores resultados nos nossos trabalhos. Hoje, trouxemos da Associação Paulista de Medicina a equipe que está negociando os honorários em nível estadual para que não fiquemos limitados nessa luta e não caiamos nas armadilhas que as operadoras nos colocam”, frisou.

Dr. Amade falou da importância de um trabalho em conjunto. “Inúmeras vezes, nós já fizemos esse trabalho de melhoria de honorários na nossa cidade sem sucesso. Grande parte do insucesso são os próprios colegas que ficam reféns dessas operadoras inescrupulosas e não querem se defender. Eu acho que com a conjunção de várias associações, ganha-se força para se discutir. E se pudéssemos agregar até outras associações, fortaleceria mais ainda”, disse.

Dando continuidade ao discurso, Curi também falou da importância da união. “Precisamos nos organizar para buscar a valorização dos médicos, pois este é o grande tema de hoje. Somente com a valorização, os médicos poderão prestar um atendimento de qualidade para os pacientes”.

Atuação da Defesa Profissional

Marun afirmou, antes de tudo, que é necessário falar publicamente sobre os problemas que a sociedade médica de Campinas está enfrentando, para que medidas funcionais sejam tomadas a fim de ultrapassar essas barreiras. Ele ainda salientou que esses desafios serão superados somente através de muita luta e união da classe e das entidades. “É necessário que haja pressão de todos sobre as operadoras de planos de saúde para que se tenha sucesso, porque elas sabem que, infelizmente, o segmento médico está desunido”.

O diretor da APM apresentou ações usuais da Defesa Profissional da Associação, como negociações com operadoras de planos de saúde, reforma tributária e o apoio das Regionais e Distritais. Ressaltou ainda a importância do contrato formal dos profissionais da Medicina no Brasil e deu ênfase às medidas que vêm sendo tomadas em busca de melhores condições de trabalho – por meio das comissões de negociações de honorários.

Ele apresentou pautas gerais referentes às negociações e estratégias dos últimos meses da Defesa Profissional da APM, com destaque para os itens “limitação a três atendimentos de consultas por hora quando o profissional for contratado para atendimento em serviços próprios verticalizados” e “manutenção da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), da AMB, como balizador de remuneração aos serviços prestados nos moldes de fee for service”.

Em considerações finais, Marun articulou sobre a relevância da denúncia: “É preciso que os médicos que estão em situações insalubres nos seus postos de trabalho não tenham medo de denunciar as empresas e os órgãos que os submetem a isso, pois só assim é possível detectar os problemas e resolvê-los”, finalizou.

 

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This