Curso para Implantação de Núcleo de Segurança do Paciente é realizado na SMCC

13 dez, 2019 | Notícias


Nos dias 04 e 05/12 aconteceu o curso de capacitação para implantação e gestão do Núcleo de Segurança do Paciente e notificação de incidentes e eventos adversos – exigência atual da ANVISA/Ministério da Saúde (Portaria 529/2013 E RDC 36/2013) nas organizações.

O Curso promovido pela SMCC também abordou ações de educação permanente e continuada atendendo aos requisitos de boas práticas dentro do contexto de segurança do paciente

O especialista na área de gestão da qualidade em saúde, MBA em gestão da qualidade Acreditação, formado na Ciência da melhoria do IHI, Osnir Simionatto, disse que o curso é voltado para gestores em geral, desde gestores de processos a gestores estratégicos. “Esse público aproveitaria mais as informações passadas aqui para transformar em estratégias e planos de ação dentro das organizações, devido ter acesso direto com os três níveis das organizações: estratégicos, táticos e operacionais” e ser multiplicador do conhecimento.

Segundo ele, a expectativa é que os alunos tenham uma visão crítica em relação à segurança do paciente e que os participantes tenham em mãos linhas de ação para poder conversar internamente com suas instituições, com as respectivas direções, para viabilizar a implementação de planos, projetos e de estruturas de melhorias em relação ao núcleo de Segurança do Paciente.

“A apresentação do plano de Segurança do paciente, das técnicas e do conhecimento das formas de notificação dos eventos adversos para a Anvisa, apresentados no curso é treinados em prática, capacita o público implementados do núcleo. As organizações tem dificuldade de viabilizar essas iniciativas voltadas para a segurança do paciente. Esse curso mostra a importância, a viabilidade e o passo a passo para concretizar essas inciativas”.

Enfermeira de Controle de Infecção Hospitalar, Liliane Bauer Feldman, com mestrado e doutorado em critérios de qualidade em Segurança do Paciente na Universidade Federal de São Paulo UNIFESP, reforçou a importância dos profissionais conhecerem a legislação. 
“É fundamental que os profissionais conheçam a legislação especificamente sobre Segurança do Paciente RDC 50/2020 que fala sobre os espaços físicos  e a Programa Nacional de Segurança do Paciente que está na portaria 529 de 2013. Desde 2013 é obrigatório a formação do núcleo de Segurança do paciente e à implantação do plano de Segurança do Paciente”.

A enfermeira informou que além dos profissionais a população sobre Segurança do Paciente precisa saber de algumas informações básicas para garantir atendimento com critérios como por exemplo exigir o uso da pulseira de identificação, fazer a prevenção de alergias, prevenção de quedas e exigir camas com grade.

“São exemplos de como a população pode fazer uso da legislação e aplicação real. Os profissionais que trabalham com a implantação do Plano de Segurança do Paciente devem fortalecer essas informações fazendo com que a diretoria dos hospitais entendam a importância de ter todos esses cuidados para prevenir os eventos adversos lesões os pacientes”, acrescentou Liliane.

A SMCC ainda oferece outros cursos sobre os temas: Liderança, Gestão de Pessoas, Personal Finance, Gestão de Custos Hospitalares, ISO 9001, Acreditação Hospitalar entre outros. Informações com Departamento Comercial da SMCC.

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This