Conselho da RMC vai pedir ao Estado construção de novo Hospital Metropolitano

5 out, 2021 | Notícias

Anúncio foi feito pelo prefeito Dário Saadi, no Dia D de Doação, da SMCC, que fará parte da comissão que vai conduzir o assunto

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, anunciou, durante visita ao Dia D de Doação da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), que o Conselho da Região Metropolitana vai solicitar ao governo do Estado de São Paulo a construção de um Hospital Metropolitano dentro da Unicamp. O pedido, já aprovado pelos 20 prefeitos da região, seria destinado a atendimentos gerais e de média complexidade. A SMCC foi convidada para fazer parte da comissão que dará encaminhamento às discussões relacionadas ao tema.

De acordo com o prefeito, a proposta de construção foi feita pra Unicamp. “O Conselho da Região Metropolitana de Campinas abraçou a ideia e, agora, nós estamos levando ao governo do Estado essa ideia de construção do Hospital Metropolitano, que seria um hospital geral. O HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp tem uma estrutura ultraespecializada e ficaria para atendimentos como transplante e cirurgias de alta complexidade”, explica. “Esse hospital geral seria para cirurgias de média complexidade, que é onde encontramos muitas filas e uma demanda reprimida também”, completa.

Dário disse que a demanda da construção está sendo encaminhada para o Estado, mas que há dois grandes desafios. “O primeiro deles é o dinheiro para a construção, e o segundo é o custeio. Porque um hospital, dependendo do porte dele, consome o (equivalente ao) que gasta na construção, em um ou dois anos. É a realidade. Vai consumindo. Então o importante é que a gente tenha condição para trazer o recurso para o investimento e também garantir o custeio”, destaca. “Certamente, um novo hospital, na Secretaria de Estado da Saúde, envolve remanejamento de recursos, envolve uma situação extremamente complexa de negociação”, antecipa.

O vice-presidente da SMCC, Dr. José Roberto Franchi Amade, que está à frente do projeto dentro da Sociedade, elogiou a iniciativa e disse que espera que o governo estadual ajude a viabilizar o hospital, que vai beneficiar todas as cidades da Região Metropolitana de Campinas. “Esperamos que o governo do Estado ajude com essa questão financeira para que o Hospital Metropolitano, que é uma aspiração de todos, se torne uma realidade”, reforça.

A presidente da SMCC, Dra Fátima de Bastos, agradeceu pela oportunidade de compor a comissão deste projeto tão importante para a área médica e para toda a população da região. “A gente quer agradecer pelo convite de participar da comissão do hospital, para congregar e ajudar no que for preciso”, diz.

Sobre a SMCC:

A SMCC é uma entidade associativa, que reúne milhares de médicos de Campinas e Região. Fundada em 1925, tem como objetivo promover o conhecimento científico entre os profissionais, oferecer benefícios e desenvolver projetos sociais direcionados à comunidade. É considerada a Casa do Médico de Campinas.

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This