Congresso Brasileiro de Habilidades Médicas é realizado no Clube de Campo da SMCC

18 mar, 2019 | Notícias

O II Congresso Brasileiro Médico-Estudantil de Habilidades Médicas (COBHAM) aconteceu entre os dias 15 e 17/03, nas dependências do Clube de Campo. Mais de 100 estudantes de medicina de vários lugares do país participaram do evento.

O COBHAM é realizado pela Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil), uma instituição nacional presente em 146 escolas médicas.

A SMCC apoiou o evento oferecendo a infraestrutura para as atividades que aconteceram nas novas instalações do Centro de Eventos. Em troca, figurou entre os patrocinadores do evento.

O comitê organizador foi composto por acadêmicos das Faculdades de Medicina da UNICAMP e PUC-Campinas.

Foram discutidos vários assuntos, sendo o principal tema “Saúde e Meio Ambiente”. Estiveram presentes médicos e profissionais responsáveis por projetos como os “Expedicionários da Saúde” , ações ligadas a saúde dos povos indígenas e arboviroses.

A presidente do Comitê Organizador é a estudante Bárbara Cózaro Valentini. “O evento é uma proposta inovadora que busca abordar temas, tanto na parte prática quanto na teórica, que são poucos discutidos na sala de aula. São habilidades que a gente não tem e não aprende no nosso dia a dia como estudante de medicina. A primeira edição foi em Natal e, neste ano, aqui no Clube de Campo da Sociedade de Medicina”

Bárbara Valentini também comentou sobre a estrutura do Clube para receber o evento. “Só achei pontos positivos. Eu adorei a estrutura do lugar. O pessoal foi muito simpático!Estava tudo muito bonito. Só recebi elogios do pessoal de fora”.

 

Mais sobre a IFMSA Brazil

A Federação Internacional (IFMSA Brazil), que realizou o evento junto com um Comitê local de acadêmicos de Medicina, é uma entidade importante no contexto da formação médica. As principais áreas de atuação são nas temáticas de promoção de Intercâmbios, e de realização de ações sociais e ativismo nas áreas de Saúde Pública, Saúde Sexual e Reprodutiva incluindo AIDS e HIV, Direitos Humanos e Paz e Educação Médica, além da realização de treinamentos para o desenvolvimento de habilidades, do fomento em pesquisa e divulgação científica e da representatividade estudantil, esta que envolve todas as nossas áreas.

Confira mais sobre a IFMSA Brazil 

[foogallery id=”1800″]

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...