Confira as edições de 2018 da Revista MedicAção da SMCC

14 dez, 2018 | Notícias

Neste ano de 2018 a Revista MedicAção da SMCC estreou nova linha editorial e ganhou número maior de páginas, são 28 agora. As edições tiveram como capa entrevistas exclusivas personalidades de Campinas e fora da cidade, além da edição com a Campanha Maio Amarelo que teve participação inédita da SMCC. Houve também coberturas especiais como os Prêmios Paes Leme e Prêmios Científicos, Feira de Especialidades e o surgimento de novos eventos.

Os artigos ganharam outro olhar com dimensão política e analítica com a fala da presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, representando a entidade e a diretoria emitindo opinião sobre fatos e posicionamentos. Houve um olhar mais científico tendo análises sobre novos temas debatidos na medicina, orientações das novidades ou instruções jurídicas pelo Departamento Jurídico e de Defesa Profissional.

Os artigos também estão trazendo maior foco para a abordagem da evidência científica e uma nova necessidade de reflexão sobre o tema, além do factual com temas de doenças, tratamentos ou ações em saúde que estão gerando polêmicas ou precisam de orientação para população e médicos. Os artigos estão sendo escritos por médicos convidados e outros colunistas fixos.

A publicação também reforçou a divulgação dos eventos da entidade, agendas, classificados, clube de benefícios, com espaços exclusivos para divulgar os colaboradores da entidade, as realizações do Departamento Acadêmico e da 5° Distrital da APM. A revista tem página reservada somente para as ações, novidades ou eventos do Clube de Campo. Além, da página Memórias com recortes da história da entidade e parceiros. A coluna SMCC na Mídia tem divulgado a participação dos médicos em entrevistas e coberturas da imprensa. Já a página Enoturismo tem muito aroma e sabor com a parceria da SMCC com a Sociedade Brasileira de Sommeliers.

 

A edição de Janeiro/Fevereiro 2018 trouxe na capa a presidente do Hospital Boldrini, Dra Silvia Brandalise que fez uma declaração nova sobre a polêmica envolvendo os medicamentos usados contra o câncer pelo governo federal. Segundo ela, um caso semelhante ao ocorrido com o ex ministro da saúde já teria acontecido há pelo menos 30 anos. A edição trouxe o primeiro editorial da nova presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos. Além da inauguração da nova cozinha do Clube de Campo.

 

 

A edição Março/Abril 2018 trouxe a Reportagem Especial sobre “As estatísticas do trânsito – o impacto bilionário no Sistema de Saúde e quem são as vítimas fatais”. A matéria foi preparada especialmente para o Movimento Maio Amarelo em que a SMCC entrou como uma das realizadoras da campanha pela primeira vez. O novo presidente da Cooperativa Unimed Campinas, Dr. João Lian Jr., foi entrevistado sobre cooperativismo, honorários médicos, parcerias com a SMCC e futuro dos planos de saúde. A publicação também deu destaque para o sucesso da II Feira de Especialidades para Acadêmicos, e a participação da SMCC no 11° Congresso Paulista de Ensino Médico. Foram divulgados os nomes escolhidos para o Prêmio Paes Leme 2018.

 

O Chef Felipe Bronze surpreendeu na capa da edição Maio/Junho 2018. Ele falou com a Revista MedicAção sobre a história de transição dele e o uso de conhecimento científico na cozinha. A publicação destacou as premiações acadêmica, científica e para os Jubilados; além do Prêmio Paes Leme 2018, realizados no Clube de Campo. A noite de prêmios foi feita pela primeira vez nas novas instalações do Casarão.

 

 

 

Diante dos debates políticos para uma nova forma de gerir a saúde e as dificuldades enfrentadas pelos médicos, a Revista MedicAção entrou para o debate com a capa da edição Julho/Agosto. A entrevista foi com o secretário de saúde de Campinas, Dr. Carmino de Souza. O médico respondeu perguntas sobre honorários médicos, estrangeiros na Rede, violência contra os profissionais e a estrutura das unidades de saúde. A reportagem em destaque abordou a criação do Comitê de Segurança do Paciente e o lançamento de cursos de capacitação e qualificação, além de acreditação pela SMCC.

 

 

A mais recente edição da Revista MedicAção da (Setembro/Novembro 2018) teve entrevista com o Padre Haroldo que chega aos 100 anos em fevereiro. O missionário fez recente aparição após meses afastado por problemas de saúde. E, em uma reportagem especial, a cobertura da campanha de prevenção ao suicídio da SMCC que entrou para o calendário municipal de Campinas. No Destaque da Edição, o Encontro que reuniu mais de 40 jornalistas na SMCC. A SMCC também foi atuante ao participar e apoiar os Congressos médicos COMASP e COMAU. No Clube de Campo, foi inaugurada a trilha e jardim sensorial.

 

 

Notícias Recentes

Share This