Como todos podem fazer prevenção ao suicídio é um dos temas do Comitê da SMCC dia 07/05

2 maio, 2019 | Notícias

O II Encontro do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC acontece na próxima terça-feria, dia 07/05, a partir das 18h30, na sede da entidade.

O Departamento de Psiquiatria da Sociedade de Medicina preparou dois temas de palestras para o dia. Um deles é o trabalho do Centro de Valorização da Vida, o CVV. A palestrante será a coordenadora da Comissão Nacional de Divulgação, Adriana Rizzo.

O grupo com 57 anos de atividade tem, no Brasil, três mil voluntários. Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

“Vamos falar como cada um de nós podemos ajudar alguém que passa por uma dificuldade emocional. Todos podem fazer o trabalho de prevenção. Basta, conversar, doar atenção e estar disponível para que possam ter este apoio”, comentou a palestrante.

O CVV tem cursos, palestras e treinamentos para inserir voluntários ao trabalho em Campinas.

O Encontro ainda terá a palestra sobre os “Primeiros Socorros Psicológicos: como ajudar pessoas em crise”, seguindo o Protocolo Psychological First Aid (PSP) com a Psicóloga Prof. Dra. Ticiana Paiva, mestre e doutora em Psicologia pela PUC Campinas, professora da UNISAL.

A iniciativa faz parte de uma série de ações de prevenção protagonizadas pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas em setembro de 2018. A partir da campanha um Comitê foi criado e as atividades expandidas. O primeiro evento foi sucesso de público e teve a presença do psiquiatra Neury Botega.

 

Notícias Recentes

Share This