“COMO EVITAR PROCESSOS EM CIRURGIA” FOI O TEMA DA SUPERLIGA DE CIRURGIA EM MAIO

10 maio, 2018 | Notícias


Como evitar um processo é a pergunta mais frequente entre os profissionais médicos e residentes. E nada melhor do que começar a prevenção desde a graduação.

O tema foi assunto da palestra dos advogados da SMCC, Dra. Márcia Pardal Cortes e Dr. Lucas Selingardi durante a aula da Superliga de Cirurgia nesta terça-feira, 08/05.

Mais de cinquenta “ligantes” das três faculdades de Campinas compareceram à SMCC em busca de orientação a respeito da prevenção. “A hora certa para formar os alunos é agora. Na faculdade é a hora que se pode errar e perguntar. O que é erro ou um mal resultado? Qual é a importância de anotar no prontuário? Porque fazer termo de consentimento além de orientar os pacientes?”, explicou a advogada Dra. Márcia.

Alguns levantamentos mostram que mais de 95% dos processos ocorreram porque o paciente não foi bem atendido; existindo algum conflito entre a família, o paciente e o médico. “As pessoas estão mais esclarecidas e querem reivindicar quando se sentem lesadas. O corpo médico e a estrutura das organizações também estão deficitárias para atender as atuais demandas. Esse tipo de situação ajuda nesse cenários de erros”, acrescentou.

Durante o evento outro ponto comentado entre os participantes e palestrantes foi o convívio atual com as tecnologias. Esta rotina causa muitas dúvidas e problemas. Hoje em dia é comum grupos de redes sociais para discutir casos, tendo muitos processos por essas condutas confirmaram os advogados da SMCC durante a aula.

Para o Coordenador da Superliga, Dr. Marcelo A. Camargo, temas como este muitas vezes não são abordados tão diretamente nas faculdades. Cabe a SMCC o papel de complementar a formação do jovem médico em temas fora do currículo acadêmico”.

As aulas da Superliga de Cirugia continuam com os temas “Atendimento a Queimados”, “Hérnias Complexas” e “Damage Control” no segundo semestre.


Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This