“COMO EVITAR PROCESSOS EM CIRURGIA” FOI O TEMA DA SUPERLIGA DE CIRURGIA EM MAIO

10 maio, 2018 | Notícias


Como evitar um processo é a pergunta mais frequente entre os profissionais médicos e residentes. E nada melhor do que começar a prevenção desde a graduação.

O tema foi assunto da palestra dos advogados da SMCC, Dra. Márcia Pardal Cortes e Dr. Lucas Selingardi durante a aula da Superliga de Cirurgia nesta terça-feira, 08/05.

Mais de cinquenta “ligantes” das três faculdades de Campinas compareceram à SMCC em busca de orientação a respeito da prevenção. “A hora certa para formar os alunos é agora. Na faculdade é a hora que se pode errar e perguntar. O que é erro ou um mal resultado? Qual é a importância de anotar no prontuário? Porque fazer termo de consentimento além de orientar os pacientes?”, explicou a advogada Dra. Márcia.

Alguns levantamentos mostram que mais de 95% dos processos ocorreram porque o paciente não foi bem atendido; existindo algum conflito entre a família, o paciente e o médico. “As pessoas estão mais esclarecidas e querem reivindicar quando se sentem lesadas. O corpo médico e a estrutura das organizações também estão deficitárias para atender as atuais demandas. Esse tipo de situação ajuda nesse cenários de erros”, acrescentou.

Durante o evento outro ponto comentado entre os participantes e palestrantes foi o convívio atual com as tecnologias. Esta rotina causa muitas dúvidas e problemas. Hoje em dia é comum grupos de redes sociais para discutir casos, tendo muitos processos por essas condutas confirmaram os advogados da SMCC durante a aula.

Para o Coordenador da Superliga, Dr. Marcelo A. Camargo, temas como este muitas vezes não são abordados tão diretamente nas faculdades. Cabe a SMCC o papel de complementar a formação do jovem médico em temas fora do currículo acadêmico”.

As aulas da Superliga de Cirugia continuam com os temas “Atendimento a Queimados”, “Hérnias Complexas” e “Damage Control” no segundo semestre.


Notícias Recentes

SMCC alerta sobre prevenção de febre amarela em áreas de risco

SMCC alerta sobre prevenção de febre amarela em áreas de risco

Iniciativa tem como objetivo conscientizar associados e visitantes do Clube dos Médicos A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) divulgou um comunicado para orientar os frequentadores do Clube dos Médicos sobre a importância da prevenção contra a febre...