O Congresso Médico Acadêmico Samuel Pessoa (COMASP) realizado nesta semana no Auditório Monsenhor Salim, entre os dias 22 e 25/10, no Campus 2 da PUC-Campinas, teve o apoio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). O evento completou 20 anos de história. Participam professores de outras instituições também como Unicamp, São Leopoldo Mandic e faculdades da região. Neste ano houve recorde de inscritos e apoios.
Nesta 20ª edição do COMASP, a SMCC foi homenageada em projetos nas modalidades pôster e oral, sob o título Prêmio SMCC da Clínica Cirúrgica do Pré-Comasp. Os vencedores na modalidade pôster foram, Isabella Garlati Inocêncio, Gabriela Beatriz Sai e Camila Camiloti Britto. Já os vencedores na modalidade oral foram, Barbara Cozaro Valentini, Rebeca Raucci Meireles e Gabriela Beatriz Sai.
“Esse ano nossa edição bateu todos os recordes, foi a primeira a esgotar as vagas uma semana antes do congresso. Tivemos mais de 400 inscritos e mais de 100 trabalhos apresentados”, contou o presidente do diretório acadêmico Maria Aparecida Barone, o estudante de Medicina do 4º Ano, Eduardo Ferreira Sbroggio.
A comissão organizadora é composta pelo diretório acadêmico e alunos selecionados. Um total de 42 alunos, divididos nas áreas de: pré-comasp (cuidados dos trabalhos apresentados), palestrantes, logística e marketing, secretaria e patrocínio. O grupo é orientado por seis professores.
Para decidir pelo conteúdo do evento, os estudantes fizeram primeiro um levantamento através de formulário do que os alunos gostariam de ter no congresso. Os participantes recebem certificados credenciados pela CNA; o que ajuda na composição do currículo e ingressão na residência.
O presidente do diretório, Eduardo Sbroggio, comentou que o conteúdo das palestras melhora a cada ano. “Trouxemos o Dr. Celmo Celeno Porto que foi o grande atrativo do Congresso. Ele é autor de diversos livros na área de semiologia e cardiologia. Além disso, desenvolvemos um aplicativo exclusivo com todos os dados, cronograma e interação e perguntas durante a palestra”.