CLUBE DE CAMPO RECEBE O PRIMEIRO EVENTO DE UM DEPARTAMENTO CIENTÍFICO APÓS A REFORMA

25 jun, 2018 | Notícias


O Departamento de Clínica Médica da SMCC reuniu 50 pessoas neste fim de semana para o Workshop “Conversas com a Morte”. 

A nova área do Centro de Eventos no Clube de Campo, no Distrito de Sousas, sediou seu primeiro evento de Departamento Científico para teste final das instalações. 

Médica, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP, Dra Ana Claudia de Lima Quintana Arantes, conhecida por publicações sobre o tema da morte, luto e espiritualidade foi quem conduziu os debates.

“Eu decidi falar sobre a morte porque este tema é um tabu para a maioria das pessoas. Enquanto não falarmos sobre isso a gente não consegue se libertar desta amarra; desta prisão e medo. O perfil dos participantes é de pessoas que se deram conta que um dia vão morrer e estão dispostas a falar. A aceitação é maravilhosa!”

Para a médica não importa a quantidade de participantes do evento por que ningém se dispõe a ir a um evento como este sem estar totalmente envolvido.Ainda assim o número de inscritos surpreendeu e a presença de 50 pessoas lotou o saguão do Clube.

Para o Médico Coordenador do Departamento de Clínica Médica da SMCC, Antônio Antoniazzi, a iniciativa tem excelente retorno. “Acho que foi excelente. Houve muita participação dos convidados. O local foi ideal para esta conversa”.

A psicóloga Iva Siqueira esteve no evento. “A experiência foi brilhante! Escutar sobre vida e morte faz todo sentido de existência humana. Compreender que alguém que está encerrando o ciclo precisa de nós profissionais capacitados para acolher esse momento tão sublime a finitude”. A profissional elogiou a iniciativa ter sido realizada em um espaço diferente dos encontros científicos. “Com relação ao espaço muito bom! A experiência foi linda e de muito aprendizado  para vida e colocar em prática para ajudar o ser humano ter uma morte digna e acolhida”.

A aluna da Unicamp, Maria Teresa Ferreira Côrtes, também participou. “Morte é um tema do qual a maior parte das pessoas foge. O que a Dra. Ana Cláudia faz é nos mostrar que a morte é apenas mais uma fase da vida. Ela nos ajuda a nos despir de nossos medos e preconceitos em relação ao tema para que possamos estar disponíveis para ajudar nossos pacientes a vivenciar a morte da forma como escolherem”

Assim como Iva ela esteve pela primeira vez no Clube de Campo da SMCC. “Sem dúvida nenhuma, não poderia existir lugar melhor para conversarmos sobre a vida do que a casa de campo da SMCC. Com todo o contato com a natureza e o lindo pôr do sol”, finalizou. 

Eventos Clube de Campo da SMCC 

Os Departamentos e Comitês Científicos da SMCC podem contar a partir de agora com novos espaços para agendamento de seus eventos de pequeno e médio porte. 

Já a locação para eventos Comerciais e de maior porte, próxima fase da instalação do Centro de Eventos, deve  começar em breve.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This